O pagamento do benefício Garantia-Safra foi autorizado nesta segunda-feira (19), por meio da publicação da Portaria SAF/Mapa nº 289. Neste mês, receberão o montante autorizado de mais de R$ 2,6 milhões agricultores do município de Pilão Arcado, na Bahia.
Com a publicação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encerra o pagamento do benefício Garantia-Safra aos municípios que registraram perda de produção na safra 2020/2021. Desde o mês de dezembro do ano passado, o pagamento foi autorizado em mais de R$ 577 milhões, para 1.037 municípios do Nordeste e Norte de Minas Gerais.
Referente ao ciclo 2020/2021 a, SAF/Mapa realizará pagamento integral do benefício de R $850,00 em parcela única, em decorrência das medidas de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Os pagamentos serão efetuados a partir deste mês de setembro, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais.
O Garantia-Safra tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões sujeitas a perda de safra, em razão de estiagem ou enchentes. Têm direito a receber o benefício, os agricultores com renda mensal de até um salário-mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.
Fonte: AgroPlus