De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), de 2020 para 2021, o mercado de flores no país cresceu cerca de 15%. No total, o faturamento pela cadeia produtiva no ano passado foi de R$ 10,9 bilhões ante aos R$ 9,6 bilhões do ano anterior.
Entre os principais segmentos com maior faturamento estão a Decoração, com R$ 3,2 bilhões, o que representa 30% do total, Autosserviço, com R$ 2,2 bilhões, representando 21% do total e o Paisagismo com R$ 2,1 bilhões, equivalente a 20% do total.
No Brasil, há cerca de 8 mil produtores de flores e plantas, que cultivam mais de 2,5 mil espécies. Conforme o instituto, São Paulo é o estado que mais produz flores e plantas.
Além disso, o setor ainda emprega 209 mil pessoas, sendo 38,76% das ocupações relativas à produção, 4,31% à distribuição, 53,59% no varejo e 3% em outras funções.
Em relação à exportação, entre janeiro e julho de 2022, o país exportou cerca de US$ 7,1 milhões em produtos. Entre os produtos embarcados, a maior parte corresponde a mudas de outras plantas ornamentais, o que representa US$ 2,9 milhões do faturamento, em segundo lugar estão os bulbos, tubérculos, rizomas e similares, que comercializam US$ 2,6 milhões para fora do país. Em vendas para o mercado externo, folhagens, folhas, ramos de plantas, secos e itens para buquê alcançaram US$ 1,1 milhão.
Entre os principais destinos das exportações brasileiras, os Países Baixos se encontram na liderança, com participação de 38,43% da receita.
Fonte: AgroPlus