https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/09/8cdaacaa4c5f63e2a4dde12c5c7ea9a5.jpeg

Drones são usados para plantar sementes no Dia da Árvore em Itiquira

Os drones podem fazer muitas coisas além de filmar e tirar fotos. Os robozinhos aéreos foram utilizados para lançar sementes e plantar árvores, em Itiquira (307 km ao sul de Cuiabá). A iniciativa, que celebrou o Dia da Árvore, aconteceu nesta quarta-feira (21/09), nas margens do Rio Itiquira. Representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Secretária do Meio Ambiente do município, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e alunos do 1º ao 6º ano da Escola Estadual Dom Aquino participaram do evento.
 
“Aproveitamos o Dia da Árvore para realizar um encontro com os alunos com o intuito de conscientizar sobre esse tema tão importante que é a sustentabilidade. Tanto o MP quanto a Secretária do Meio Ambiente são bastante engajados nessa área e não poderíamos ficar de fora. A conscientização de jovens acerca da prática de restauração de ecossistemas é inclusive uma das metas da ONU para a década 2021-2030. Essa iniciativa faz parte do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas no Sudeste de Mato Grosso (Prorad) e há quatro anos diversas árvores foram plantadas e hoje pudemos ver como elas se desenvolveram. A ideia é fazer um trabalho continuo na região”, destaca a juíza, Fernanda Mayumi Kobayashi.
 
Durante o evento a espécie escolhida para ser semeada foi o feijão-de-porco, adubo verde bastante eficiente como fixador natural de nitrogênio, que facilita o crescimento e a germinação de outras espécies de planta nativa. “De acordo com a explicação do Normandes Matos, biólogo e professor no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade, o uso dos drones nessa tarefa diminui em muito a exposição de pessoas a riscos diversos, como a presença de animais silvestres”, contou a magistrada.
 
Na oportunidade também foram mostradas cápsulas utilizadas na distribuição dessas sementes e que facilitam a formação de “ilhas” ou núcleos de vegetação (nucleação florestal) com espécies diversas da flora. As cápsulas são feitas com papelão e possuem uma pequena entrada de luz para permitir a germinação.
 
#ParaTodosVerem: esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Imagem 1: Foto vertical colorida. Drone está sobrevoando a área que receberá as sementes.  Foto 2: Foto horizontal colorida. Todos os participantes estão perfilados em pé, em baixo de uma tenda. 
 
Larissa Klein  
Assessoria de Imprensa CGJ
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *