A dois meses da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022, o técnico Tite prestou uma homenagem a Mario Jorge Lobo Zagallo. Na entrevista coletiva antes da partida da Seleção Brasileira contra Gana, o atual treinador lembrou do encontro que teve com o tetracampeão e ressaltou a sua importância para o futebol brasileiro.
“Estou reverenciando um mestre, um visionário. Ele é mestre, ele é um visionário. O Zagallo estava à frente do seu tempo. Na escola do futebol brasileiro, ele precisa ser admirado. Nesse encontro com o Zagallo eu disse para ele ‘mestre, assume e eu serei seu auxiliar’. Mas ele disse ‘eu estou fora’ (risos). Essa é uma história que gera muita conexão porque tem muitos garotos que não sabem a história dele e todo o legado que ele deixou para todos nós”, declarou o treinador.
Na Copa do Mundo FIFA de 1998, o auxiliar técnico César Sampaio foi comandado por Zagallo quando era jogador e atuava como volante. Na entrevista em Le Havre para a partida contra Gana, Sampaio também aproveitou a oportunidade para parabenizar o tetracampeão mundial.
“Essa é uma pergunta que cabe reflexão sobre tudo o que ele significa e sobre a alma do futebol brasileiro. Quando eu penso em conquistas, não tem como não associar ao nome do Zagallo. Eu tirei muitas lições dessa conversa. É o que o Tite disse, de sempre fazer o seu melhor. Penso que o caminho de uma Copa passa por isso. São conquistas diárias para conseguir essa glória”, disse.
Zagallo como técnico da Seleção em 1970 | Foto: Arquivo Nacional
Aos 91 anos de idade, Zagallo tem uma das histórias mais vitoriosas do futebol. Como jogador, foi campeão em 1958 e 1962. Oito anos depois, em 1970, levantou a taça como treinador. Por fim, em 1994, conquistou o tetracampeonato como auxiliar técnico de Carlos Alberto Parreira.
Fonte: Agência Esporte