Em Itiquira, município distante 361 km de Cuiabá, a comemoração ao Dia da Árvore se deu com a demonstração da utilização de um drone adaptado para o reflorestamento de áreas degradadas. O lançamento foi acompanhado por alunos do 1º ao 6º ano da Escola Estadual Dom Aquino e por representantes do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
A iniciativa faz parte do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas no Sudeste de Mato Grosso (Prorad). Desta vez, a espécie escolhida para ser semeada foi o feijão-de-porco, adubo verde bastante eficiente como fixador natural de nitrogênio, que facilita o crescimento e a germinação de outras espécies de planta nativa.
O projeto pioneiro foi desenvolvido pela Universidade Federal de Rondonópolis com apoio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, após celebração de um acordo extrajudicial firmado na Promotoria de Justiça de Itiquira. Ele contemplou também a fabricação de um drone “open source” desenvolvido especificamente o reflorestamento de grandes áreas.
Para o promotor de Justiça Cláudio Angelo Correa Gonzaga, além do desenvolvimento tecnológico para a restauração de ecossistemas, o projeto possui potencial para a sensibilização ambiental e capacitação profissional de jovens em áreas como a agricultura de precisão.
Foto: TJMT
Fonte: MP MT