O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizou treinamento do Sistema Aplic – Prestações de Contas de Processos Licitatórios. A capacitação, destinada a servidores estaduais, foi promovida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e foi realizada na manhã desta quinta-feira (22).
“Trouxemos os servidores do estado que alimentam estas informações para que eles possam entender efetivamente o que é essa ferramenta. O curso visa contribuir para o melhor desempenho no uso dessa ferramenta web de envio de dados”, explicou o supervisor da Escola Superior de Contas do TCE-MT, conselheiro Waldir Teis.
Ao longo da capacitação foram apresentados os conceitos básicos; regulamentação; ferramentas necessárias; documentos e comunicados publicados; Portal de Serviços – processamento de cargas; acesso remoto ao Aplic; Cadastro Anual do Fiscalizado; cadastro de itens padronizados do Catálogo do TCE-MT; requerimento de ordenador de despesas e controlador interno na Unidade Gestora (UG); e o Sistema Radar.
A servidora do TCE-MT Giovana Frare, que ministrou a aula, explicou que a rotatividade nestas funções é grande o que demanda treinamento constante.
“Também temos as alterações que ocorrem nos exercícios para atender as exigências das prestações de contas. O layout do Aplic não é estagnado e passa sempre por mudanças, por isso os treinamentos e orientações aos servidores designados a estas funções é de extrema importância”, disse.
Vale destacar que o curso será estendido aos responsáveis pelo envio das prestações de contas de processos licitatórios das 141 prefeituras de Mato Grosso.
O APLIC O sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic) foi criado para que os jurisdicionados transmitam, virtualmente, a prestação de contas ao TCE-MT. O modelo busca ampliar o controle externo e fortalecer o controle interno junto aos jurisdicionados.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui
Fonte: TCE MT