A Twitch anunciou nesta quarta-feira (21) que vai alterar os contratos de grandes streamers da plataforma. Atualmente, a maioria dos streamers ganha 50% da receita líquida das inscrições, enquanto alguns grandes streamers recebem 70%. Com as mudanças, o objetivo é fazer todos receberem a mesma porcentagem – a mais baixa, de 50%.
Em uma publicação no blog da Twitch, Dan Clancy, presidente da plataforma, afirma que os contratos premium não tinham transparência e era estabelecidos para streamers seletos, sem muito critério de escolha.
“Durante algum tempo, oferecemos contratos padrão com termos premium sobre as inscrições para alguns streamers seletos, conforme eles iam crescendo. Não chegamos a abordar isso publicamente, mas esses acordos são de conhecimento comum dentro da comunidade dos streamers. Historicamente, não tínhamos um método consistente para determinar quem deveria ser contemplado nesses acordos, nem mesmo quando”, afirma Clancy.
Agora, a empresa diz não achar “correto, para aqueles sob contratos padrão, que a cota de receita varie com base no tamanho do streamer”. A solução, portanto, foi fazer com que todos os streamers, independente do tamanho, recebam 50% do lucro das inscrições.
A mudança passa a valer apenas em junho de 2023. Até US$ 100 mil, os streamers que têm contratos premium continuarão recebendo 70% da margem de lucro; depois deste marco, os ganhos voltam para 50%. A Twitch admite, porém, que vai continuar negociando contratos personalizados “em raras ocasiões”.
Na publicação, o presidente da Twitch afirma que a decisão de baixar os ganhos para 50% ao invés de subir o de todos para 70% – o que é um pedido recorrente dos streamers – se deu por vários fatores. Clancy frisa que a plataforma gasta muito dinheiro para se manter funcionando e que, por isso, não pode pagar mais a todos os streamers.
Mais mudanças
Um dia antes de anunciar esta mudança, na terça-feira (20), a Twitch anunciou que vai proibir a transmissão de sites de jogos de azar que incluam caça-níqueis, roletas ou jogos de dados. Segundo a empresa, a mudança acontece para evitar golpes que estavam sendo disseminados na plataforma.
Sites de apostas esportivas e de poker poderão continuar sendo transmitidos. A mudança se tornará válida no dia 18 de outubro.
Fonte: IG TECNOLOGIA