https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/09/d8b14ac53b1181c1f2a3d413b6d96995.jpeg

Controladoria Interna da Prefeitura participa do XVIII Encontro Nacional de Controle Interno promovido pelo CONACI

Servidores da Controladoria Interna da Prefeitura de Diamantino participaram do XVIII Encontro Nacional de Controle Interno, ocorrido entre os dias 21 e 23 de setembro, em Cuiabá. Na ocasião, diversos temas foram debatidos nas pautas, dentre eles Integridade nos órgãos, como controle social, boa governança, ESG (ambiental, social e governança) e tecnologia. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado do Mato Grosso.

O encontro contou com a presença do governador do estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, do presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli e outras autoridades ligadas à Corte de Contas, bem como servidores da área representando diversos municípios do estado.

O Auditor Público Interno, Eduardo Martins, responsável pelo Controle Interno do Município, deu ênfase quanto ao ponto por se tratar de um evento nacional, destacando que “a troca de experiências foi enriquecedora, o evento trouxe a importância da aproximação do controle interno com a sociedade, sendo esta, o primeiro controle das políticas públicas ao recebê-las em diversas áreas, com isso promove a eficiência dos serviços públicos”, frisou.

A coordenadora do Controle Interno Mariana Souza Lara também comentou sobre a importância do evento, que fortalece o desempenho das atividades desenvolvidas pelo orgão no município. “O Controle Interno exerce um papel mobilizador fundamental ao promover sistemas de controle para a construção de uma gestão pública mais eficiente e assertiva e o encontro nos possibilita ampliar nosso conhecimento nesse sentido, contribuindo para a nossa rotina de trabalho”, ressaltou. 

Na ocasião, José Carlos Novelli chamou a atenção para a importância do fortalecimento das controladorias na administração pública e lembrou que, ao longo dos últimos meses, o TCE-MT capacitou controladores internos dos 141 municípios mato-grossenses, por meio da Escola Superior de Contas.  

“O Tribunal de Contas tem uma grande parceria com as controladorias, tanto do estado quanto dos municípios. Esse encontro é fundamental para que nós continuemos fazendo esse trabalho em conjunto, aprimorando o controle como um todo e fazendo com que a administração pública desenvolva um trabalho de excelência, prestando serviços adequados a todos os cidadãos”, disse.

O governador do estado, Mauro Mendes, por sua vez, sugeriu aos participantes do evento que, além de focar no princípio da legalidade, da transparência e da moralidade, também deem ênfase ao princípio da eficiência. “O serviço público brasileiro precisa dar largos e substanciais passos para que nós nos tornemos mais eficientes na gestão do dinheiro público e na devolução desses recursos na forma de serviços para sociedade.”

O Encontro, realizado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT), oferece programação gratuita, desenvolvida em formato híbrido, para alcançar o maior número de pessoas.

“Fazemos parte desta rede que busca a eficiência pública. Então, todo ano a gente troca informações sobre estes temas que melhoram as relações entre as instituições e contribuem para que possamos atingir melhores resultados. Assim também poderemos mostrar as políticas públicas que o estado tem fortalecido nesses últimos anos”, explicou o controlador-geral do estado, Hemerson Hayashida.

Já o presidente do Conaci, Rodrigo Fontenelle, explicou que objetivo é levar as pautas para pessoas de diferentes segmentos e trazer temas que devem ser discutidos atualmente, como “O Papel das Políticas Públicas na Promoção de Igualdades”, “Equidade de Gênero como Instrumento de Justiça no Ambiente de Controle Interno” e “Governança, ESG e Integridade: um Caminho sem Volta”.

Fontenelle falou ainda sobre a importância da integração.  “Se não houver um trabalho conjunto entre controle interno, externo, social e da própria sociedade, a gente não tem chance de conseguir bons resultados. Então, em encontros como este, a gente congrega estes atores para trabalharmos juntos, de forma integrada”, avaliou. 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *