A Junta Militar de Cuiabá realizou, na manhã desta terça-feira (27), a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) para mais de 400 jovens alistados no Exército Brasileiro. O ato ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e contou ainda com a presença da banda do Corpo de Bombeiros, entre outras autoridades.
Durante a solenidade, os compromitentes também participaram da cerimônia de juramento à Bandeira do Brasil, seguido do Hino Nacional.
“A Prefeitura de Cuiabá se sente muito honrada com a participação efetiva do Exército Brasileiro, que é a instituição mais respeitada deste país. Como filho de um militar, dentro da minha casa o ensinamento era eminente da responsabilidade que temos com a nossa nação. A Constituição Brasileira é a nossa Bíblia e devemos defender esse país de qualquer ameaça e, a partir deste juramento, está implícito a cada um desses jovens o dever de defender a nossa pátria”, declarou o secretário Municipal de Governo, Luís Cláudio Sodré.
“Essa é uma das datas mais importantes da vida desses compromitentes, porque é a partir de agora se consolida o sentimento de cidadania e a Prefeitura de Cuiabá tem a grata satisfação e alegria de colocar no seio da sociedade 400 cidadãos, que de maneira livre fizeram esse juramento solene perante à Bandeira Nacional”, acrescentou o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales.
Conforme o delegado do Serviço Militar de Cuiabá, tenente Adelson, a cerimônia representa um ato de cidadania. “O juramento à Bandeira é previsto em lei ao cidadão que foi dispensado do Serviço Militar. Hoje tivemos aproximadamente 400 cidadãos recebendo a dispensa do serviço Militar. Durante o ano temos em torno de 7 mil alistados em Cuiabá e Várzea Grande. Destes, aproximadamente 800 é que vão servir. Ao serem dispensados eles recebem o certificado, que é um documento necessário ao cidadão do sexo masculino, que é exigido junto à concursos públicos, matrículas em faculdades, retirada de passaporte e empregos privados”, explica o tenente.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT