Desde que você seja aceito pela Ferrari, é possível encomendar um modelo ao seu gosto e preferência. Exemplos famosos são do músico Eric Clapton, com o exclusivo SP12 EC, que usa a base da 458 Italia, além do sultão de Brunei, Jefri Bolkiah, que pediu à época sete peruas 456 GT Venice.
Não menos importante, um cliente de Taiwan foi o sortudo que encomendou o SP51 feito nas mesmas proporções básicas do 812 , mas com rodas e faróis sob medida e uma carroceria mais suave e fluida que lhe confere um visual retrô sutil, graças ao trabalho do departamento de Projetos Especiais da Ferrari e pelo chefe de design da Ferrari, Flavio Manzoni.
Uma das características mais marcantes do superesportivo único está na faixa central pintada de azul e branco, que percorre o capô e termina na traseira, remetendo a um dos modelos mais icônicos da Ferrari, o 410 S de 1955 , contrastando com a tinta Rosso Passionale de três camadas, desenvolvida especificamente para o projeto.
Segundo a marca, apesar da estrutura de alumínio ser a mesma do 812 GTS, há uso extensivo de fibra de carbono , parte dela exposta, para mudar a aparência de cada painel, incluindo o capô, que flui ao redor e contrasta com as duas saídas de ar com estrutura composta abaixo do para-brisa.
Outro elemento que se é a “asa” transversal de carbono que liga os dois arcos localizados atrás dos assentos do motorista e do passageiro, uma referência estilística aos designs de targa usados nos protótipos esportivos da década de 1960, segundo a marca.
Cada detalhe foi minuciosamente tratado junto ao dono, principalmente na parte interna com a cor dos bancos e demais elementos com a mesma tonalidade da pintura externa reproduzida fielmente, e claro, a costura azul e branca dando um ar mais intimista ao carro multimilionário.
A Ferrari não informou dados técnicos do conjunto motriz, levando em conta que geralmente permanecem intocados pela equipe de Projetos Especiais. Mas a ajulgar pelo modelo que usou a base 812 GTS, o SP51 com o V12 de 6,5 litros tem 789 cv e torque de 73,21 kgfm.
Fonte: IG CARROS