A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) segue executando os trabalhos de limpeza e desobstrução dos córregos da Capital. Nesta quinta-feira (29), por exemplo, a equipe que atua neste tipo de demanda realiza as atividades no Córrego do Gambá, no trecho situado na altura do encontro entre a Avenida das Torres e Avenida Dante Martins de Oliveira.
A equipe da Limpurb retira, neste momento, todos os resíduos acumulados por conta da forte chuva que caiu sobre a cidade na noite desta quarta-feira (28). O trabalho é feito de forma manual por cerca de dez servidores, visto que não é possível entrar com maquinários no local. A previsão é de que a ação nesse trecho seja concluída ainda hoje.
“Temos programação montada para atender todos os córregos. Nesse caso especificamente, trata-se de uma ação de urgência que foi provocada pela chuva desta noite. Vamos desobstruir totalmente a passagem, para que na próxima chuva a água continue fluindo normalmente”, explica o diretor-geral interino da Limpurb, Anderson Matos.
TRABALHO INTENSIFICADO
No mês de agosto, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e do vice José Roberto Stopa, a Limpurb reforçou as ações de limpeza e desobstrução de córregos. A medida foi adotada com de maneira preventiva, minimizando as possibilidades de alagamento nas comunidades cuiabanas durante o período chuvoso.
A iniciativa foi iniciada no Três Barras, onde mais de 70 caminhões de lixo foram retirados das margens e do leito dos quase dois quilômetros do córrego que passa pelo bairro. O diretor de Limpeza Pública, Rinaldo Antônio, destaca que também já foram beneficiados, neste período, o Dom Aquino, Jardim Universitário, Jardim Mossoró, Poção, Araés e Areão.
“Toda semana iniciamos o trabalho em uma região e somente saímos dela quando todo lixo é recolhido. Infelizmente, sempre observamos que poucos dias após a limpeza os mesmos locais já foram utilizados novamente para descarte irregular. Então, o que pedimos é que a população também nos ajude a cuidar da nossa cidade”, pontua Rinaldo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT