ASSESSORIA | CUFA-MT
[email protected]
Após 22 jogos disputados em apenas seis dias, as duas grandes finais da Taça das Favelas Mato Grosso serão realizadas neste domingo (09.10), a partir das 16h, no mini estádio Basílio da Silva, campo do Ipase, em Várzea Grande. Na primeira final, categoria masculina, jogam as seleções do Jardim Passaredo de Cuiabá e Cristo Rei de Várzea Grande. Já a decisão feminina será entre as comunidades Novo Colorado e CPA 4.
A produtora Gleicy de Carvalho, pela Central Única das Favelas em Mato Grosso (Cufa-MT) que organiza o evento, destacou a participação do público, com presença de torcidas das comunidades, autoridades, patrocinadores, apoiadores e representantes de clubes, que foram prestigiar a bola rolar em campo. “Só temos a agradecer a todos os envolvidos neste grande evento, aos que acreditaram no projeto junto conosco. Essa é a primeira Taça das Favelas Mato Grosso, que é a maior competição de futebol de campo entre favelas do mundo”, declarou Gleicy.
Um dos patrocinadores do evento, Alessandro do Nascimento, elogiou a organização da Cufa-MT e que tem sido uma grande satisfação participar do projeto. “Não podíamos ficar de fora porque amamos o futebol, amamos a várzea e estamos em todos os lugares na grande Cuiabá e Várzea Grande, não só comercializando os nossos produtos, mas também prestigiando na beira do campo. Gostamos do que fazemos”, destacou Alessandro.
TERCEIROS COLOCADOS – As disputas dos terceiros colocados, nas categorias masculina e feminina, foram realizadas na semana passada. O primeiro jogo aconteceu entre as seleções masculinas das comunidades Novo Terceiro e Mapin. O Mapin venceu por dois a zero. Já a disputa do terceiro colocado na categoria feminina foi decidida entre as seleções do Cristo Rei e a aldeia indígena Kopenoty, de Peixoto de Azevedo. Na partida, a seleção do Cristo Rei venceu por 6 a um.
Participaram dessa primeira edição, na categoria masculino 16 seleções, sendo elas das favelas do Cristo Rei; Mapim; Wantuil de Freitas; Dom Aquino; Indígena Kopenoty; Capela do Piçarrão; Jardim Passaredo; Novo Paraíso 2; Jardim Florianópolis; Novo Terceiro; Santa Isabel; São Mateus; Novo Colorado; CPA 3; Dr. Fábio e Pedra 90. Já na categoria feminina, competiram oito seleções, sendo das favelas Cristo Rei; Mapim; Novo Colorado; São Mateus; Novo Mundo; Indígena Kopenoty; CPA 4 e Planalto.
Nesta edição, a Taça contou com a inscrição de 286 comunidades e primeiro critério na escolha das 24 favelas já ocorreu no ato das inscrições, quando o líder teria que informar o nome da sua comunidade e não um time. A fase das peneiras teve a participação de 1430 jovens, dos quais cada comunidade selecionou 22 jogadores para disputar o campeonato.
Nas equipes masculinas, participaram jogadores com idade entre 14 a 17 anos, podendo cada seleção ter três atletas com 18 anos. E no feminino, a partir de 14 anos de idade. Após a final do campeonato estadual neste dia 9 de outubro, será montada duas seleções de Mato Grosso, uma feminina e outra masculina, para disputar o campeonato nacional, no mês de novembro em São Paulo.
REALIZAÇÃO – A Taça das Favelas é uma realização da Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, Central Única das Favelas (Cufa-MT) e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer; patrocínio da Tubarão Sports, Água Lebrinha; apoio da Secretaria Municipal Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Momento Esportivo; parceria do Mixto Esporte Clube, Em Cena Escola de Artes de Cuiabá e Nove Atos-Cultura e Entreternimento, numa promoção da TVCA (afiliada Rede Globo).