A Kia acaba de apresentar o Niro, SUV híbrido que está posicionado acima do Sportage , outro que foi recentemente lançado no Brasil. A novidade já está disponível nas concessionárias nas versões EX (R$ 204.990) e SX (R$ 239.990). O destaque do modelo vai para o foco no visual mais futurista, na eficiência e na proposta mais ecológica.
O exterior do Kia Niro trás a nova identidade visual da marca, com destaque na dianteira para as luzes de DRL bastante anguladas, abaixo dos projetores do farol. Na lateral, o destaque fica por conta da coluna traseira levemente ressaltada, com opcional de cor para contraste. Na traseira, as lanternas de LED em formato de bumerangue dão um ar de carro conceito.
A versão escolhida pela Kia do Brasil é a híbrida convencional (HEV), equipada com um motor 1.6 Atkinson, que funciona com outro elétrico, de 43 cv, que leva a uma potência combinada de 141 cv e 27 kgfm de torque.
Segundo o Inmetro, o Kia Niro faz 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes. Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.
Com 2.72 m de entre-eixos e 4.42 m de comprimento, as dimensões do Niro são um pouco maiores que as do Hyundai Creta , por exemplo. O interior conta com materiais reciclados e amigáveis ao meio ambiente. Apesar de ser um rival mais direto da versão híbrida do Toyota Corolla Cross , investe mais nesse apelo de carro “amigo do meio-ambiente”.
O sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos celulares, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 10,25” integrado sob peça única ao painel digital de instrumentos, também de 10,25”.
Seu sistema de entretenimento é também compatível com conexão via Apple CarPlay™ e Android Auto™ sem fio ou por USB, e auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor.
O carregamento de celulares dos ocupantes da frente pode ser feito no console por meio de indução (somente na versão SX Prestige), enquanto os passageiros traseiros podem carregar seus celulares por meio de uma entrada USB tipo C disponível no encosto dos bancos dianteiros.
Além disso, vem com sistemas de auxílio à condução e segurança, como Assistente de permanência em faixa, detector de pedestres, além de frenagem de emergência . Há também um sistema que impedirá as portas do lado esquerdo de abrirem caso um veículo ou bicicleta esteja se aproximando do veículo.
Em nossas primeiras impressões com o SUV híbrido , no Autódromo da Capuava (SP) , notamos como o carro tem uma dirigibilidade bastante equilibrada e previsível. Não deixamos de forçar um pouco mais nas curvas e, assim, pudemos concluir que será um carro bem seguro nas ruas.
O desempenho também é bom, desde que as baterias ainda estejam com armazenamento de energia. Quando ambos estão em funcionamento, entrega um rendimento similar ao de um carro 1.8 16v, ou até mesmo de um 2.0 16v mais antigo (apesar de ser 1.6 e de entregar bastante economia).
Por outro lado, quando não há mais energia nas baterias para o motor elétrico, o Kia Niro perde desempenho. Nessa ocasião, é mais lento do que um carro 1.6 convencional.
Ainda dentro desse assunto das baterias, quando o carro é bastante exigido (e com o modo mais esportivo ligado), não demora muito até o nível de energia se esgotar. De todo o modo, também é capaz de regenerar rapidamente.
Fonte: IG CARROS