Mais 600 mudas de árvores foram plantadas no Parque da Nascente – Yone de Azevedo Campos, localizado no bairro Morado do Ouro. A ação de arborização foi promovida na sexta-feira (07) pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e contou com a participação de alunos da EMEB Jescelino José Reiners e da EE Profº Benedito de Carvalho.
As mudas correspondem a variadas espécies adequadas para o clima de Cuiabá, como Cambará, Jenipapo, Pitomba, Chico Magro, Mangueira, Jacarandá, Aroeira, Ingazinho, Ipês, entre outras. O Horto Florestal Tote Garcia foi responsável por fornecer 200 mudas e as outras 400 foram doadas pelo Projeto Verde Novo, do Juizado Volante Ambiental (Juvam).
O plantio no Parque da Nascente é considerado simbólico pela Limpurb, já que o local é uma das nascentes do Córrego Gumitá, que se encontra em processo de recuperação. Além disso, a área onde agora é um dos principais espaços de lazer da região foi encontrada pela gestão Emanuel Pinheiro completamente devastada e tomada por lixo.
“A gestão Emanuel Pinheiro tem feito um trabalho contínuo de arborização, visando recuperar o título de ‘Cidade Verde’. O Parque da Nascente está entre os vários locais que antes eram utilizados como bolsões de lixo e foram transformados em locais de lazer e símbolos do cuidado com o meio ambiente”, comenta o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
O ambientalista e coordenador de arborização urbana da empresa pública, Abel Nascimento, lembrou que, em menos de 30 dias, está já é a segunda vez que o Parque da Nascente recebe ações de arborização. Ele relatou que, no dia 21 de setembro, o local recebeu o plantio de outras 100 mudas, em celebração ao Dia da Árvore.
“Temos a certeza de que, com os cuidados necessários e colaboração da população, daqui a alguns meses veremos uma linda floresta nesse local. É isso que queremos não só para o Parque da Nascente como para toda nossa Cuiabá. Vamos continuar plantando uma cidade cada vez mais verde”, pontua Abel.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT