CNN BRASIL
[email protected]
A coroação do rei Charles III será realizada em um sábado, no dia 6 de maio de 2023. Na cerimônia, o monarca será coroado ao lado da rainha consorte na Abadia de Westminster, de acordo com o Palácio de Buckingham.
Charles, de 73 anos, tornou-se rei automaticamente após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, no mês passado, mas a grande cerimônia de coroação para ele e sua esposa Camilla, que será coroada rainha, acontecerá em 2023.
“A coroação refletirá o papel do monarca hoje e olhará para o futuro, ao mesmo tempo em que está enraizado em tradições e pompa de longa data”, disse o palácio em comunicado.
A cerimônia, um evento solene e religioso que será conduzido pelo Arcebispo de Canterbury, o chefe espiritual da Comunhão Anglicana, geralmente ocorre vários meses após a ascensão do novo monarca.
Reis e rainhas da Inglaterra, e mais tarde da Grã-Bretanha e do Reino Unido, foram coroados na Abadia de Westminster desde Guilherme, o Conquistador, em 1066. Charles é o 41º monarca em uma linhagem que remonta a William, e ele será o monarca mais antigo ser coroado.
Sua mãe, que morreu aos 96 anos em sua casa de férias na Escócia, detém o recorde de reinado mais longo, com 70 anos.
A mídia britânica informou que Charles quer diminuir um pouco da grandeza habitual em torno da coroação, ciente de que isso ocorreria enquanto o país enfrentava uma crise de custo de vida.
O palácio disse que manterá os “elementos centrais” da cerimônia tradicional “enquanto reconhece o espírito de nossos tempos”.
A coroação de Elizabeth como rainha em 2 de junho de 1953 foi a primeira a ser televisionada e foi considerada um marco na modernização da monarquia, um movimento que seu marido, o príncipe Philip, teria defendido fortemente.
A Abadia, cujas ligações reais são extensas, foi o cenário para o serviço fúnebre de Elizabeth e também foi onde o filho de Charles e agora herdeiro, o príncipe William, se casou com sua esposa Kate.
Charles é rei e chefe de estado não apenas do Reino Unido, mas de 14 outras nações, incluindo Austrália, Canadá, Jamaica, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné.