O Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis (218 Km a sul da Capital) realizou semana de conscientização sobre a importância de cuidar da fauna doméstica com o envolvimento de crianças e adolescentes de seis a 17 anos de idade. As atividades, na Escola Estadual Edith Pereira Barbosa, contaram com a parceria da Ong Cantinho de Proteção Animal, Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle em Zoonoses (CCZ), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Policia Militar Ambiental.
A unidade judicial desenvolve há mais de cinco anos projeto de educação ambiental permanente, como método preventivo, com assuntos pertinentes às temáticas inseridas no calendário ambiental anual. E nessa semana, foram trabalhados ciclos de palestras com temas sobre legislação e penalidades voltadas às infrações criminais cometidas contra a fauna, maus tratos e bem-estar animal.
Os temas foram desenvolvidos por uma equipe de 10 profissionais das áreas da Medicina Veterinária, Direito, meio ambiente e da Polícia Militar Ambiental. A semana foi encerrada com o atendimento de 293 animais durante a 13ª Edição do Veterinário Solidário.
Os serviços ofertados foram consulta clínica aos animais; exames de RX e ultrassonografia; doação de medicamentos para tratamento continuados; vermifugação; vacinação antirrábica; coleta de exames de leishmaniose; encoleiramento repelente contra leishmaniose; microchipagem; cadastro para castração; doação de ração e doação de mudas.
“Falei sobre as cinco liberdades dos animais, e pude ver o entusiasmo e a alegria das crianças ao abordarmos o tema. Nota-se, inclusive, que esses esforços estão sendo frutíferos, diminuindo a população de animais de rua, incentivando o cidadão a zelar dos animais e levando informações preciosas de saúde pública”, destacou Tiago Lissoni, médico veterinário, que participou do ciclo e como veterinário voluntário.
Na visão da gestora administrativa do Juvam, Márcia Meloto, levar essas e muitas outras informações à população, principalmente para crianças e adolescentes, acaba por amenizar o número de condutas criminais geradas muitas vezes pela falta de conhecimento e informação. “Agradeço e parabenizo os organizadores, parceiros e a direção do estabelecimento de ensino que se empenhou em garantir a participação dos alunos e comunidade”, finalizou a juíza titular do Juvam, Milene Aparecida Pereira Beltramini.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens. Foto 1 – em formato horizontal colorida: atendimento veterinário na quadra de esportes da escola. Foto 2 – em formato horizontal colorida: veterinário com crianças da escola que participaram da palestra. Foto 3 – em formato horizontal colorida: policial militar ambiental registra momento de palestra com estudantes adolescentes.
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT