https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Sem-titulo.jpg

TURISMO

Centro-Oeste ganha espaço na mídia com Pantanal e vê reflexo positivo em vários setores

Unsplash

O mês de outubro ficou marcado pelo final da nova versão da novela Pantanal, pela Rede Globo, um sucesso de audiência que colocou a região do Centro-Oeste na cabeça do público. Afinal, a produção foi toda feita por aqui, sobretudo em localidades de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. O resultado é um impacto positivo em vários setores, inclusive no turismo, com as pessoas curiosas pela região que foi cenário da novela. A expectativa é que outras produções consigam dar mais espaço para o centro do Brasil, deixando de lado o conhecido e popular eixo Rio-São Paulo.

Apesar de não repetir o mesmo sucesso da produção original, a Pantanal de 2022 foi considerada um sucesso de audiência. Segundo números do Painel Nacional de Televisão (PNT), a média em todo Brasil foi de 30 pontos. Esse indicador mostra a audiência das 15 maiores regiões metropolitanas do país, sendo algo importante para entender o impacto na vida das pessoas. Alguns milhões de brasileiros acompanharam de perto essa novela com o cenário pantaneiro. Isso serviu de vitrine para a cultura e a beleza do Centro-Oeste, uma das regiões mais importantes para a nação.

Tudo isso causa um impacto importante em diferentes áreas, inclusive no turismo. As pessoas que acompanharam a história de Juma, por exemplo, ficaram curiosas para conhecer um pouco mais das regiões que aparecem como plano de fundo. A capital Cuiabá pode não aparecer na novela, mas mesmo assim tem total condições de chamar a atenção do público. Afinal, a cultura da nossa região é forte, e lembra em muitos aspectos alguns personagens retratados na novela da Rede Globo.

No início de outubro, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, realizou um evento especial para mostrar um pouco mais das cidades de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. O objetivo foi justamente aproveitar a alta da região para convencer alguns cariocas que o turismo vai crescer por aqui. Esse evento foi considerado um sucesso, com a presença de vários empresários e também do público geral. É assim que o Centro-Oeste vai conseguindo espaço na mídia e no turismo.

Um ponto turístico

A ideia é que o impacto da novela Pantanal seja aproveitado pensando no longo prazo. Ou seja, o turismo da região não pode crescer apenas nos próximos meses, mas por um tempo maior. Assim, o Centro-Oeste possa se colocar como um novo destino turístico interessante para os brasileiros e também para os estrangeiros. Essa é uma área dominada por outras regiões do país, sobretudo o Nordeste e o Sudeste. A exposição na mídia pode fazer com que isso mude nos próximos anos.

Outro aspecto importante é fazer da região pantaneira um lugar que apareça como ponto turístico. Isso pode fazer com que o Centro-Oeste esteja sempre na lista de locais para se conhecer no Brasil, independente de uma novela na região. Entretanto, para conseguir isso, será preciso investir no turismo local. Algo que tem acontecido, principalmente após a crise que afetou o mundo inteiro em 2020.

Uma maneira de entender como isso funciona é o uso de pontos turísticos brasileiros de diferentes maneiras. Por exemplo, no entretenimento digital, é comum ver o Brasil ser representado justamente por essas localizações. No cassino online da KTO, existe a Roleta Brasileira, que se inspira justamente em pontos turísticos do país para atrair os apaixonados por jogos de apostas. O jogo possui as mesmas regras de uma roleta padrão, mas a ideia é fazer a temática com algumas localidades. A presença do Centro-Oeste entre os pontos que aparecem é pequena, e o objetivo é melhor exatamente isso.

A cultura de MT e MS

Além da novela da Globo, o Centro-Oeste também pode acabar chamando a atenção de outras produções, inclusive inéditas. O sucesso de Pantanal mostrou que a cultura daqui é bem-vista pelos brasileiros, gerando curiosidade e outros sentimentos positivos. Ou seja, a região já conseguiu passar uma boa imagem para fazer o turismo crescer no futuro.

O final da novela é um marco importante, pois é agora o momento de investir para aproveitar toda a audiência e procura por regiões daqui. Apesar de Mato Grosso do Sul ser o cenário principal, aqui em Cuiabá também existem movimentos para mostrar que a cultura na novela engloba vários estados.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 13 de outubro de 2022 às 12:38:18