A Ducati apresenta a nova Panigale V4 R que ficou ainda mais esportiva com a adição componentes de fibra de carbono e pintura inspirada no MotoGP, que integra as placas brancas com o número “1” em evidência.
Além disso, a novidade quefaz parte da linha 2023 está repleta de soluções tecnológicas mais sofisticadas e refinadas, que aproximam ainda mais a moto superesportiva de estrada das motos de corrida utilizadas no Campeonato Mundial de SBK .
De acordo com a fabricante com sede em Bolonha, pela primeira vez, a moto será produzida em uma série numerada com o número progressivo e o nome do modelo mostrados na direção de alumínio billet.
Quanto à motorização, é o novo Desmosedici Stradale R de 998 cc, capaz de atingir uma rotação máxima de 16.500 rpm na sexta marcha (16.000 nas outras relações) e entregar uma potência máxima de 218 cv a 15.500 rpm (em conformidade com a norma Euro-5*).
No entanto, segundo a Ducati , a nova V4 R está com desempenho ligeiramente reduzido em relação à versão anterior devido à limitação gerada pelo sistema de escape em conformidade com a rigorosa homologação Euro-5.
Todo o potencial deste motor, no entanto, é expresso na pista ao encaixar o escapamento de corrida, que permite atingir 237 cv, 3 cv a mais que o antecessor.
Com a combinação de escapamento de corrida e óleo especial formulado pela Shell em colaboração com a Ducati Corse (leva a um aumento na potência máxima de mais 3,5 cv, que sobe para +4,5 cv no limitador), a potência máxima da Panigale V4 R pode atingir 240,5 cv.
Outra contribuição para este resultado veio das bielas de titânio – usadas pela primeira vez numa moto de estrada – perfuradas que melhora a lubrificação e a confiabilidade em condições extremas.
Além disso, foram introduzidas todas as evoluções eletrônicas já vistos na Panigale V4 ’22 e ’23 , com a expansão e evolução dos Power Modes, novo “Track Evo ” no painel, mapas do motor com calibração dedicada a cada marcha, aprimoramentos no Ducati Traction Control e no sistema Ride By Wire, entre outras melhorias.
Fora isso, a fabricante reduziu em 50% o controle de aceleração que na prática melhorou a sensação do piloto ao abrir e gerenciar o acelerador. Por fim, como nas motos de corrida, existe um Pit Limiter para limitar a velocidade na saída e entrada do pit lane.
Só para resumir, outras mudanças vieram da parte estrutural com elementos mais leves, tanque de alumínio escovado com capacidade aumentada para 17 litros , assento mais plano e inúmeras opções de personalização que inclui fibra de carbono até para os dutos para o resfriamento dos freios dianteiros, que melhoram o desempenho na pista e tornam a frenagem mais eficiente e consistente.
No Brasil o novo modelo estará à venda sob encomenda cujo valor, pelo menos até o fechamento desta reportagem, não foi divulgado, mas a julgar pelo valor da V4 SP que é vendia por R$ 550 mil , pode esperar algo pouco acima disso.
Fonte: IG CARROS