Até 2030, 1.2 bilhão de mulheres estarão na menopausa, fase que representa até 1/3 da vida feminina. Em pesquisa realizada ppela Vichy Laboratoires, 72% declararam que a menopausa impactou a saúde da pele. Metade das mulheres diz ser insuficientemente informadas sobre o assunto. Muitas acreditam que o único efeito do fim do ciclo menstrual são os fogachos, ondas intensas de calor, mas os especialistas apontam mais de 30, entre fadiga, perda de memória, ansiedade, depressão, insônia e perda da libido.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
Para debater o tema, ainda tão tabu, a Vichy promoveu um bate-papo com suas embaixadoras, Zezé Motta e Angélica, com a presença da médica dermatologista Flavia Addor, realizado na Casa da Glória, no Rio, na terça-feira (19). A marca, numa atitude corajosa, está lançando uma linha voltada para mulheres nesta fase e que deixa claro em sua comunicação de que se trata de produtos para a menopausa.
“É um recomeço feliz”, garantiu Angélica ao resumir sua experiência com a menopausa. “Foi a descoberta de uma nova Flavia, que está envelhecendo e precisar fazer escolhas”, disse a médica. Mas encarar a menopausa ainda é um grande tabu.
Zezé Motta lembrou da perda de viço na pele e disse que ficou assustada com a possibilidade de não ter mais libido. “Talvez por ter sido um símbolo sexual, isso me assustou muito”, revelou a atriz de 78 anos. No entanto, garantiu Zezé, que o problema e o medo foram superados. “Estou na ativa e o namorado tem 64 anos!”, brincou.
O ressacamento é um dos principais efeitos colaterais da menopausa na pele e nas mucosas. Flavia Addor esclarece que há uma queda vertiginosa na produção de colágeno e ácido hialurônico. “Nossa pele tem receptores para o estrogeno e quando a produção do hormônio acaba, compromete as funções protetoras da pele”, explica a médica.
O principal sinal dado pela pele de que está sofrendo os efeitos da menopausa é a falta de hidratação. “Meu médico me ajudou a passar por esta fase, em que informações são essenciais. Também é preciso tomar muita água”, aconselhou Zezé Motta.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
Flavia diz que a visita regular ao ginecologista é uma forma de melhorar a gestão da menopausa, que impacta aspectos físicos e emocionais da paciente. “Eu tentei dois médicos e continuava com dúvidas, não tenham medo de questionar”, recomendou Angélica.
Cuidar da pele na menopausa tem de ser algo incorporado na rotina, diz Angélica. “É como escovar os dentes, já passa o creme, faz sua skincare, uma massagem no rosto”, aconselha a apresentadora.
Encabeçando o movimento #menopausasemtabu, a Vichy vai atuar em várias frentes, propagando informação tanto para as mulheres como para os dermatologistas. A linha lançada no evento é a Neovadiol, com três produtos: sérum 5 multicorretor de sinais da idade, creme nutritivo redensificador e creme leve efeito lifting.
Desenvolvidos com ativos sustentáveis, como Pro-xylane, extrato de Cássia, ácido hialurônico e Ômega 3-6-9, os produtos cuidam da pele afetada pelos efeitos do climatério e menopausa, ajudando a manter a autoestima da mulher nesta fase.
Fonte: IG Mulher