Sites falsos do Zoom voltaram a espalhar massivamente um malware capaz de roubar dados bancários dos usuários, de acordo com informações do Índice Global de Ameaças da Check Point Research.
De acordo com a pesquisa, o malware Vidar subiu sete posições no ranking dos vírus mais predominantes no mês de setembro, chegando à oitava posição. A volta dele ao top 10 traz um alerta para os usuários do Zoom, de acordo com a Check Point Research.
“Em termos dos malwares mais prevalentes no mês de setembro, é interessante ver o Vidar saltar para o top 10 após uma longa ausência. Os usuários do Zoom precisam ficar atentos a links fraudulentos, pois é assim que o malware Vidar tem sido distribuído recentemente”, afirma Maya Horowitz, vice-presidente de Pesquisa da Check Point Software Technologies.
O malware é distribuído em sites falsos que imitam o Zoom, como zoomus[.]website e zoom[-]download[.]space. Se os usuários baixarem o Vidar, ele fornece aos criminosos acesso backdoor, permitindo que eles roubem informações bancárias confidenciais, credenciais de login, endereços IP, histórico do navegador e carteiras digitais de dispositivos infectados.
Maya orienta os usuários a ficarem atentos aos links de chamadas de vídeo que recebem, conferindo se há inconsistências ou palavras com erros ortográficos na URL. “Se parece suspeito, provavelmente é”, alerta a especialista.
Fonte: IG TECNOLOGIA