https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/10/532ff13872c5f3e823a0e913cd7c8d4c.jpeg

Líderes do TCE-MT avaliam desempenho de SGQ e SGE e se preparam para auditoria externa

Foto: Danilo Lobato/TCE-MT

Líderes de diferentes setores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) se reuniram nesta quarta-feira (19) para analisar criticamente o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e o Sistema de Gestão de Energia (SGE). O objetivo foi assegurar sua adequação, suficiência, eficácia e alinhamento com o direcionamento estratégico da Corte de Contas.  

O encontro antecede auditoria externa que será realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a partir do dia 24 deste mês e diz respeito à manutenção dos certificados NBR ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO 50001, obtidos a partir de 2012. Os selos contemplam, ao todo, oito produtos do TCE-MT.  

Vale destacar que os dados analisados durante a reunião são fruto de auditoria interna realizada em setembro e levam em consideração as competências de cada setor, documentação e equipamentos de monitoramento, resultando em uma avaliação de desempenho.  

Foto: Danilo Lobato/TCE-MT

É o que explica o subsecretário de Planejamento e Integração, Guilherme Almeida. “Tivemos a participação massiva de todos os atores envolvidos nos sistemas, o que reforça a importância que o Tribunal dá às certificações. Ao concluirmos a auditoria interna, tivemos resultado muito satisfatório, já que os apontamentos foram mínimos.”  

Guilherme também destacou o empenho do TCE-MT na disseminação de conhecimento entre os servidores. “Há campanhas frequentes para que os servidores fiquem cientes cada vez mais que eles todos fazem parte destes processos, não apenas quem está à frente. A partir desta cultura, teremos resultados a curto, médio e longo prazo.” 

Já a gerente do SGE, Débora Finazzi Luz Farah, destaca os avanços do Tribunal com relação à questão energética. “Embora as grandes ações tragam mais visibilidade, o servidor precisa entender que pequenas atitudes diárias, como desligar a luz ao sair da sala, por exemplo, têm um impacto importante nos indicadores.”  

Certificações 

 O reconhecimento da excelência dos produtos oferecidos pelo TCE-MT engloba o Plenário Virtual, o Diário Oficial de Contas (DOC), o Gerenciamento de Prazos e Sistematização das Atividades (SGP), o Controle da qualidade das informações inseridas no Sistema Geo-Obras, o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (SPE), a Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo e o Radar de Controle Público. 

Além disso, o TCE-MT é o único órgão público do Brasil a possuir a certificação ISO 50001, o TCE-MT implementou e mantém o Sistema de Gestão de Energia (SGE), que tem o propósito de permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar continuamente seu desempenho e consumo energético.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *