O Serasa lançou uma versão atualizada do Score, referência bastante usada para avaliação de crédito. Agora, 44% dos brasileiros tiveram sua pontuação aumentada, já que foram feitos ajustes nos pesos das informações utilizadas no cálculo.
A principal mudança, porém, diz respeito à experiência dos clientes. Agora, é possível que os usuários vejam os motivos de mudanças na pontuação, que vai de 0 a 1.000. “A principal mudança na versão 2.0 do Serasa Score é que o consumidor entenderá de maneira muito mais clara o que influencia na sua pontuação”, afirma Amanda Castro, gerente executivo do Serasa Score.
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Dessa forma, explica Amanda, os consumidores podem compreender quais atitudes mais impactam em suas vidas financeiras e, portanto, influenciam na sua pontuação e na possibilidade de terem crédito aprovado.
“O Serasa Score afeta a vida de milhões de brasileiros que buscam crédito. Trabalhamos constantemente para que ele se mantenha fiel à realidade financeira dos consumidores”, ressalta Amanda.
O Serasa Score indica para o mercado qual a probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia ou atrasar. A pontuação de cada pessoa se baseia em critérios práticos – dívidas atrasadas, por exemplo, reduzem a pontuação, enquanto um bom histórico de pagamentos aumenta. Os pesos aplicados a cada critério foram atualizados para deixar o índice mais preciso.
De acordo com o Serasa, a atualização fez com que 44% dos brasileiros cadastrados tivessem sua pontuação aumentada. 23% devem ter redução de pontuação, enquanto 33% devem permanecer sem alteração.
A mudança do Score está sendo implementada de forma gradativa. Até o início desta semana, três milhões de pessoas tiveram acesso à atualização, segundo o Serasa. Até o final do ano, a novidade estará disponível para todos os cidadãos.
Fonte: IG ECONOMIA