O mês de Outubro é destinado ao reforço das orientações acerca do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama, um tema fundamental para ser discutido com o propósito de promover as chances de identificação e cura da doença. Em alusão ao mês de conscientização, foi realizado, nesta sexta-feira (21.10), na unidade de Pronto Atendimento de Diamantino, um bate-papo sobre autocuidado e saúde mental com as 40 servidoras da unidade.
A ação contou com a presença do prefeito, Dr. Manoel Loureiro; da secretária de saúde, Marineze Meira; da administradora hospitalar do PA, Quinesvita Barroso; e da enfermeira responsável técnica do PA, Adelita Aguiar. Na ocasião, a psicóloga, Dra. Lilian Barbieri do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), conduziu uma palestra com orientações sobre o peso dos papéis designados às mulheres, dicas de autocuidado e também compartilhou as formas de acesso aos exames preventivos.
O prefeito municipal, Dr. Manoel Loureiro expressou seus agradecimentos às servidoras da unidade pelo trabalho desempenhado com a população ao longo dos anos, além de alertar sobre a importância do cuidado com a mente durante a jornada de trabalho.
“Gratidão, essa é a minha palavra a todas vocês, gratidão por tudo que fazem pela nossa população neste local onde o fluxo de trabalho é tão intenso e urgente, salvar vidas é uma tarefa árdua que exige bons profissionais. Devido a esse ambiente de extrema pressão, algumas vezes a integridade da saúde mental começa a ser abalada, acarretando ansiedade, burnout e depressão, por isso as ações deste mês, do mês do cuidado à saúde da mulher são tão importantes”, destacou o gestor.
Marineze Meira, titular da pasta da saúde, compartilhou a felicidade em reunir as servidoras da unidade para abordar um tema tão importante.
“Esse é um momento que nos enche de felicidade. Hoje foi dito de forma bem clara sobre o cuidado que as servidoras devem ter com elas mesmas, incluindo o autoexame para identificação de um nódulo e também os exames preventivos anuais. Então, esse é um momento de reflexão para todas nós sobre cuidar um pouco mais da gente”, enfatizou a secretária.
Como enfermeira, Adelita Aguiar relembrou os momentos de trabalho difíceis durante a pandemia e ressaltou a importância da atividade de integração entre as servidoras.
“Nós passamos por um momento bem crítico, que foi a pandemia iniciada em 2020 e sabemos o quanto cada uma de nós aqui foi guerreira durante todos os momentos, que não fugimos mesmo com as adversidades e seguimos lutando pelas vidas. Aqui, temos escalas de plantões que algumas vezes nos impossibilita de nos reunirmos em um só lugar e até mesmo de perguntar ao colega se está tudo bem. Pensando nisso, fizemos essa ação sobre autocuidado e saúde mental, além de ser uma nova oportunidade de integração entre todas nós”, comentou.
Quinesvita Barroso dos Anjos, administradora hospitalar do Pronto Atendimento, agradeceu a presença do gestor municipal e falou sobre a organização da ação.
“Primeiramente quero agradecer a presença do Dr. Manoel aqui hoje, pois ele já conviveu aqui conosco e sabe que para trabalhar aqui precisa ser uma pessoa forte. Estamos aqui hoje de forma simples e singela, mas quero reforçar que esta ação foi feita de coração para todas vocês”, ressaltou.
A psicóloga reforçou os meios de acesso aos exames de prevenção e compartilhou dicas para a formação do hábito do autocuidado.
“As unidades básicas de saúde estão de portas abertas para colher os exames preventivos em prol da saúde de todas vocês. Quem ainda não foi neste ano, vá ao seu ESF de referência e use esse momento importante para o autocuidado”, pontuou a profissional da saúde.
Também estiveram presentes a secretária de administração, Nilda Martins; o diretor técnico, Dr. Gustavo Vasconcelos; o diretor clínico, Dr. Demétrios Lopes Rodrigues Neto e demais servidoras da unidade.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT