Computadores velhos, carregadores estragados, teclados ou mouses que não funcionam mais, controles remotos e até ventilador estragado podem ser descartados no Ecoponto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O descarte pode ser feito pelas pessoas que trabalham no Poder Judiciário e também pelo publico externo.
Os objetos são recolhidos e separados adequadamente, por meio de uma parceria firmada entre o Núcleo Socioambiental do Poder Judiciário e a empresa Eco Descarte.
“Nós trazemos esse material para o galpão, trabalha em cima dele no sentido de triar tudo aquilo que ainda é possível de reutilizar, pesa esse material e depois fazemos o desmanche, separamos tudo conforme o tipo para deixar esse material limpo para podermos dar o destino correto e fazer a comercialização possível desse material”, explica o diretor da Eco Descarte, Thiago Pegorini.
Toda a renda gerada com a comercialização dos materiais recicláveis advindos dos itens eletroeletrônicos é repassada ao Hospital de Câncer de Mato Grosso.
“Além de estarmos fazendo o descarte adequadamente correto, contribuindo para o meio ambiente, também temos a possibilidade de contribuir com uma instituição de saúde”, destaca a servidora Cleyde Galavão, integrante do Núcleo Socioambiental do TJMT.
Confira abaixo dicas para ajudar o meio ambiente.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: fotografia horizontal colorida das latas de descarte do Ecoponto do Tribunal de Justiça. Há várias placas indicativas com o tipo de material e onde deve ser descartado, separadamente.
Segunda imagem: arte digital gráfica com desenho de um adulto segurando um saco de lixo com o símbolo da reciclagem e três crianças descartando o lixo reciclável. Acompanha a arte o texto: “Quer saber como você pode ajudar o meio ambiente e o Hospital de Câncer? Dirija-se ao Ecoponto; No Tribunal, está localizado próximo da entrada do estacionamento dos desembargadores; deposite os aparelhos eletrônicos que seriam jogados fora ou inutilizados no compartimento indicado; Pronto, já fez sua parte em prol do próximo e do meio ambiente. Parabéns!”.
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT