Quatro adolescentes envolvidos em atos infracionais registrados Várzea Grande, foram apreendidos pela Polícia Civil, durante trabalho investigativo e operacional da Delegacia Especializada do Adolescente (Dea), visando dar cumprimento em mandados judiciais.
Em resposta as condutas graves ocorridas na região, a Dea-VG têm realizado diligências objetivando localizar menores em conflito com a lei, procurados por atos infracionais, como: associação criminosa, receptação dolosa, tentativa de roubo majorado pelo concurso de agentes ou emprego de arma de fogo.
Nas duas primeiras semanas desse mês de outubro, as equipes realizaram a apreensão de dois menores. Ambos estavam com sentença proferida pela internação por cometimento de atos infracionais análogos a roubo majorado e cultivo de droga para consumo.
Outros dois adolescentes também foram localizados, sendo um encaminhado para acolhimento institucional e outro para acolhimento familiar, conforme previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Conforme o delegado da Dea-VG, Nilson André Farias de Oliveira, os mandados cumpridos são oriundos da Vara da Infância e Adolescência da Comarca Local, bem como determinam os infratores a medida socioeducativa de internação em estabelecimento educacional.
“As ordens cumpridas referem-se a atos praticados no ano de 2019, com emprego de violência e utilização de arma de fogo, razão pela qual precisam ser repudiadas e combatidas, devendo ser aplicadas as medidas cabíveis”, destacou Nilson Farias.
O chefe de operação, investigador Otniel de Oliveira, explica que as equipes vêm trabalhando de forma efetiva na apuração dos atos infracionais no município e apresentando ao judiciário, que por sua vez expede os mandados de internação e de busca e apreensão.
“Os policiais civis têm se empenhados para realizar o levantamento dos mandados de busca e apreensão disponíveis na delegacia, e posteriormente diligenciaram para dar os respectivos cumprimentos”, completou Otniel de Oliveira.
Fonte: PJC MT