Nesta terça-feira (25), o ex-presidente e candidato ao Planalto nas eleições de 2022 Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) voltou a o atual mandatário do país, Jair Bolsonaro (PL), à exploração infantil . A fala do petista ocorreu durante uma entrevista na TV Aparecida.
“No meu governo a gente criou o disque 100, para evitar a exploração de menores, como o meu adversário tentou fazer esses dias em Brasília”, apontou o ex-presidente.
A citar o adversário, Lula se refere a fala de Bolsonaro em que ele afirma que viu meninas venezuelanas menores de idade e “ pintou um clima ”. Veja o que foi dito chefe do Executivo na ocasião:
“Eu parei a moto em uma esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, 3, 4, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas em um sábado numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. ‘Posso entrar na sua casa?’. Entrei. Tinham umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando. Todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida”, disse o mandatário.
Porém, a responsável pela residência negou que o espaço era de prostituição e que as meninas estavam sendo cuidadas por uma ação social.
É a partir do ‘deslize’ de Bolsonaro que o petista e aliados têm tentado manter o assunto em alta desde a semana passada.
Lula já abordou outras vezes o tema e o PT já divulgou uma nota em que classifica o atual presidente como “desocupado a serviço da pedofilia”.
Na TV, o partido chegou a incluiu uma passagem em propagandas eleitorais da fala do presidente, no entanto, Bolsonaro conseguiu, através de um decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), retirar vídeos sobre o assunto do ar.
Em um pronunciamento, no dia 16 de outubro, após se tornar um dos assuntos mais comentados da internet, o chefe do Executivo disse que foi “acusado de forma covarde e sórdida de praticar pedofilia” e que “tentaram atingir sua honra naquilo que tem de mais sagrado.”
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política