A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) convida municípios a sediarem os Jogos Escolares e Estudantis Mato-Grossenses 2023. Envolvendo todas as regiões de Mato Grosso, as competições escolares serão disputadas em 10 municípios na fase regional e, em mais três, na fase estadual.
Para manifestar interesse em sediar os Jogos em 2023, os municípios mato-grossenses precisam enviar ofício à Secel-MT até o dia 1º de dezembro. O documento assinado pelo prefeito municipal deve ser direcionado à Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer e, para agilizar o processo, enviado também ao e-mail [email protected].
“As competições já estão garantidas no calendário de eventos esportivos do Governo de Mato Grosso. Com uma programação que assegura a participação de estudantes de todo o Estado, fazemos agora esse chamamento aos municípios que queiram sediar esses eventos tão importantes à integração, inclusão e crescimento pessoal dos jovens esportistas mato-grossenses”, ressalta o titular da Secel-MT, Jefferson Carvalho Neves.
Os municípios selecionados como sedes dos Jogos firmarão um termo de cooperação com o Estado em que se comprometem a providenciar os instrumentos locais para viabilização da competição, como locais dos jogos e de alojamentos para as delegações e organização do cerimonial de abertura. A homologação das sedes será feita na primeira quinzena de fevereiro de 2023.
A divisão de municípios mato-grossenses por região esportiva está disponível no site da Secel-MT (link aqui).
Programação dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis
Estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares e os alunos da faixa etária de 15 a 17 anos disputam os Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses. As duas competições abrangem participantes de ambos os gêneros, de modalidades coletivas e individuais.
Com o calendário em desenvolvimento pela Secel-MT, os Jogos Mato-grossenses começam pelas disputas regionais, que ocorrem de abril a julho. Os campeões em cada fase regional avançam para a etapa estadual, que define os representantes de Mato Grosso nos Jogos Brasileiros.
“Aguardamos as manifestações de interesse dos municípios em receber as competições para darmos prosseguimento à programação dos Jogos em 2023”, complementa Jefferson.
Fonte: GOV MT