Elon Musk confirmou nesta quinta-feira (27) que concluiu o processo de compra do Twitter. Em sua própria página na rede social, o bilionário se dirigiu a anunciantes em uma espécie de carta aberta para falar sobre o processo de compra.
“A razão pela qual adquiri o Twitter é porque é importante para o futuro da civilização ter uma praça comum digital, onde uma ampla gama de crenças possa ser debatida de maneira saudável, sem recorrer à violência”, afirma Musk. “Por isso comprei o Twitter. Não fiz porque seria fácil. Não fiz isso para ganhar mais dinheiro. Fiz isso para tentar ajudar a humanidade, a quem amo”, complementa.
No texto – que pode ser lido na íntegra no final desta matéria -, o bilionário ainda afirma que o Twitter “obviamente não pode se tornar um inferno livre para todos, onde qualquer coisa pode ser dita sem consequências”.
A fala vai contra um discurso bastante comum de Musk de afirmar que a liberdade de expressão deve prevalecer sobre a moderação de conteúdo das redes sociais. O discurso do bilionário preocupava pesquisadores, legisladores e anunciantes, que tinham receio de um aumento na disseminação de desinformação e discurso de ódio no Twitter.
Agora, em carta dirigida a anunciantes, Musk parece querer reverter essas desconfianças, se comprometendo a cumprir as leis dos Estados Unidos.
Novela chega ao fim
A conclusão do acordo entre Twitter e Musk vem após meses de vai e vem . A história começou em abril, quando o bilionário ofereceu US$ 44 bilhões para comprar a rede social.
Em julho, porém, depois de acusar a plataforma de esconder o real número de contas automatizadas, Musk desistiu do negócio . O Twitter, então, o processou, e o caso corria na Justiça dos Estados Unidos.
No início de outubro, o empresário voltou atrás e refez a proposta de compra da rede social. A juíza do caso, Kathaleen McCormick, suspendeu o julgamento até esta sexta-feira (28), para que o acordo fosse concluído. Caso contrário, a ação seria julgada em novembro.
Além da confirmação de Musk através da carta a anunciantes, outras comprovações do fechamento do acordo não foram reveladas.
Confira a carta completa
“Caros anunciantes do Twitter,
Eu queria entrar em contato pessoalmente para compartilhar minha motivação em adquirir o Twitter. Tem havido muita especulação sobre por que comprei o Twitter e o que penso sobre publicidade. A maior parte está errada.
A razão pela qual adquiri o Twitter é porque é importante para o futuro da civilização ter uma praça comum digital, onde uma ampla gama de crenças possa ser debatida de maneira saudável, sem recorrer à violência. Atualmente, existe um grande perigo de que as mídias sociais se fragmentem em câmaras de eco de extrema direita e extrema esquerda que geram mais ódio e dividem nossa sociedade.
Na busca incansável por cliques, grande parte da mídia tradicional alimentou e atendeu a esses extremos polarizados, pois acredita que é isso que traz o dinheiro, mas, ao fazê-lo, perde-se a oportunidade de diálogo.
Por isso comprei o Twitter. Não fiz porque seria fácil. Não fiz isso para ganhar mais dinheiro. Fiz isso para tentar ajudar a humanidade, a quem amo. E faço isso com humildade, reconhecendo que o fracasso em perseguir esse objetivo, apesar de nossos melhores esforços, é uma possibilidade muito real.
Dito isto, o Twitter obviamente não pode se tornar um inferno livre para todos, onde qualquer coisa pode ser dita sem consequências! Além de cumprir as leis do país, nossa plataforma deve ser calorosa e acolhedora para todos, onde você pode escolher a experiência desejada de acordo com suas preferências, assim como você pode escolher, por exemplo, ver filmes ou jogar videogame variando de todas as idades até a maturidade.
Também acredito muito que a publicidade, quando bem feita, pode encantar, entreter e informar; ele pode mostrar a você um serviço, produto ou tratamento médico que você nem sabia que existia, mas que é adequado para você. Para que isso seja verdade, é essencial mostrar aos usuários do Twitter publicidade que seja o mais relevante possível para suas necessidades. Anúncios de baixa relevância são spam, mas anúncios altamente relevantes são na verdade conteúdo!
Fundamentalmente, o Twitter aspira ser a plataforma de publicidade mais respeitada do mundo que fortalece sua marca e expande sua empresa. A todos que fizeram parceria com a gente, eu agradeço. Vamos construir algo extraordinário juntos”.
Fonte: IG TECNOLOGIA