A linha de carros elétricos da Volkswagen irá receber mais modelos em breve. A fabricante afirmou que um SUV baseado no ID 3 , modelo mais compacto da linha, está em desenvolvimento para aproveitar o crescimento do segmento de SUVs elétricos compactos .
Em entrevista ao portal Autocar , Thomas Schäfer , CEO da Volkswagen, confirmou a notícia . “Estamos trabalhando duro para desenvolver um SUV compacto baseado no ID 3, e competir em um segmento que cresce muito rápido.”
O segmento de compactos elétricos é considerado importantíssimo para a Europa , principalmente levando em conta que em 2030 muitas cidades já planejam banir a venda de veículos a combustão .
O SUV do ID3 é esperado para 2026 , mas a fabricante também precisa desenvolver um veículo para o segmento de entrada . A Volkswagen já havia divulgado que planeja comercializar esse futuro modelo por até € 25.000 (R$ 133.310,00).
Schäfer ainda revelou que a fabricante está “abandonando velhos hábitos” e irá simplificar a quantidade de modelos e pacotes oferecidos nos próximos 10 anos .
O futuro modelo poderá ser chamado de ID 3 X , entretanto, o executivo acredita que a questão precisa ser estudada com muita cautela para não causar confusão no futuro.
“É uma opção, e não parece ser improvável que os SUVs levem o nome X, mas precisa ser consistente por toda a linha, que atualmente é grande.” declarou o CEO.
Atualmente a linha ID conta com os SUVs ID 4 e ID 5 na Europa e o ID 6 exclusivo para a China, e mais o ID 3 e ID AERO .
Schäfer ainda contou que a fabricante trata com muito cuidado a questão da nomenclatura dos veículos e pensa na melhor forma de levar nomes tradicionais como Golf e Polo para a era elétrica.
“O nome Golf tem muito valor, mas a marca ID vem ganhando muita força. Nas clínicas com clientes as pessoas já entendem o que estamos falando com os modelos ID, então mudar a nomenclatura [dos elétricos] não faz sentido” afirmou.
A Volkswagen também promete mudanças para a linha de performance de seus modelos, a chamada “ R ”. A divisão passará a ser somente elétrica , acompanhando a transição da marca.
Fonte: IG CARROS