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Europa determina fim de motores a combustão em 2035

Fabricantes já vinham se antecipando e algumas já não desenvolvem mais motores a combustão interna
Divulgação/EnelXWay

Fabricantes já vinham se antecipando e algumas já não desenvolvem mais motores a combustão interna

A União Europeia por meio de seu parlamento e Estados membros concretizaram um acordo chamado de “Fit for 55” para banir a venda de veículos com motor a combustão interna a partir de 2035 .

A medida era debatida desde julho de 2021 e foi aprovada na última semana. O acordo decreta que todas as fabricantes deverão encerrar a produção de motores a diesel , gasolina , híbridos e híbridos plug-in em 2035.

Fabricantes que produzem em pouco volume como Ferrari e Lamborghini ganharão um ano “extra” e só deverão encerrar a produção de motores a combustão em  2036  .

Além disso, o acordo ainda obriga as fabricantes reduzirem as emissões de veículos zero km em 55%, baseados nos indicadores de 2021. A meta anterior era de 37.5%, e as novas diretrizes devem ser alcançadas até 2030 .

No momento as únicas alternativas para os carros não produzirem gases nocivos ao meio ambiente são os motores elétricos com baterias ( BEV ) ou então os veículos movidos por célula de combustível .

Audi já não desenvolve mais motores a combustão, e já havia anunciado data para o fim da produção
Divulgação

Audi já não desenvolve mais motores a combustão, e já havia anunciado data para o fim da produção

As fabricantes situadas na Europa já vêm se preparando para essa medida. Grandes conglomerados como o Grupo Volkswagen (VW, Audi , entre outras), Ford , Jaguar Land Rover e Stellantis ( Fiat , Jeep , Peugeot , Citroën , entre outras), já se comprometeram publicamente a encerrar a produção de motores a combustão .

“Estamos agora ansiosos para ver as condições e estruturas que serão essenciais para alcançarmos as metas estabelecidas pela U.E.” declarou Oliver Zipse, Presidente de Associação de fabricantes automotivos da Europa e CEO da BMW .

“Precisamos de energia renovável em abundância, assim como infraestrutura de carregamento pública e privada e acesso à matéria-prima” completou o executivo.

Apesar da aprovação e da mudança nos veículos que serão vendidos , ainda não se sabe como a população irá reagir. Alguns consumidores são críticos a carros elétricos por conta dos poluentes emitidos durante a fabricação desses modelos, que pode ser mais alto do que de modelos a combustão .

Os automóveis e demais veículos leves são responsáveis por cerca de 16% da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa no continente, e o pacote de medidas “ Fit for 55 ” busca reduzir em 55% a emissão de gases nocivos.

Fonte: IG CARROS

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