https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/11/ba66283ef12f9c2904d6471085f66bca.jpeg

Serviço de Inspeção Municipal de Sinop participa de capacitação e feira de produtos em Rondonópolis

A veterinária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Graciele Batista, representou Sinop no 1º Seminário de Inspeção de Produtos de Origem Animal e na Feira de Produtos Inspecionados, realizados no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis. Organizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), a capacitação teve como objetivo demonstrar a importância dos trabalhos de inspeção sanitária em toda a cadeia produtiva e aproximar as instituições públicas, profissionais e  produtores.

De acordo com a veterinária um dos temas abordados durante a capacitação foi o processo de regularização das indústrias de origem animal.  “Muitas ainda não estão regulares, o pessoal fabrica seu salame, seu queijo e demais produtos, mas de forma irregular, eles não estão cadastrado nem no serviço de inspeção municipal, estadual, muito menos no federal. No evento foi pontuado que esse processo de regularização pode ser feito de forma simplificada” pontuou.

Ela explica que a capacitação contou com representantes do serviço de inspeção estaduais e inspeção federal. “Todos em prol de desmistificar essa questão de que é tão difícil regularizar uma indústria de produto de origem animal tudo para garantir a qualidade dos produtos”.

Durante evento foi realizada uma feira com a exposição de produtos de origem animal, todos inspecionados, que puderam ser comercializados, A Coopernop representou Sinop comercializando o Mel Coopernop, que hoje é o único do estado que possui registro junto ao Sistema de Inspeção Estadual (SISE) e está ativo.

Aos domingos em Sinop é realizada pela prefeitura, em parceria com a Associação do Feirantes, a “Feira da Família”, com produtos inspecionados pelo departamento de inspeção municipal. Graciele destaca que o município é um dos exemplos no estado. “Nós enquanto técnicos gestores precisamos  trabalhar na questão sanitária para garantir cada vez mais qualidade, é saúde pública” frisou.

Fonte: Prefeitura de Sinop

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *