Mesmo com inscrições prorrogadas até o dia 28 de outubro, a maioria dos casais não conseguiu reunir a documentação necessária, em tempo hábil. Conforme a Primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, um dos motivos foi o período eleitoral, sendo que o mês de maio foi o último prazo para transferência do Título de Eleitor, um dos documentos necessários para participar do casamento comunitário. Por conta disso, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Poder Judiciário, resolveram alterar a data. “Com os trabalhos normalizados nos cartórios de 1º e 2º Ofícios e os Cartórios Eleitorais retornando as atividades de transferência de Títulos, em meados de novembro, facilita a aquisição da documentação exigida”, destaca a Secretária.
As inscrições permanecem abertas e os noivos devem entregar a documentação necessária nas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).
Além das regras pré-definidas pelas instituições responsáveis, os casais devem prestar atenção a todos os documentos que são solicitados para formalização do casamento. Confira:
Cópia do CPF e RG do casal; cópia da Certidão de Nascimento do casal atualizada pelo Cartório com até 90 dias (caso já tenha sido casado, levar Certidão de Casamento com a averbação do divórcio atualizada); cópia da Certidão de Nascimento dos filhos, caso tenham filhos em comum; comprovante de residência dos noivos; cópia do RG e CPF de duas testemunhas (não pode ser pai/mãe dos noivos); e cópia do comprovante de residência das testemunhas.
Quem pode participar?
Podem participar casais com renda de até 3 (três) salários mínimos e estar cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) e ter em mãos todos os documentos listados acima. E, o melhor, o casamento comunitário é gratuito.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT