A BMW prepara uma nova geração de baterias para carros elétricos, e espera que as baterias de formato cilíndrico aumentem de forma drástica a autonomia desses veículos.
Segundo a fabricante alemã, a plataforma “Neue Klasse” irá permitir a criação de novos modelos e abrigar as novas baterias, que prometem permitir que os carros elétricos consigam rodar mais de 1000 km com uma carga.
A expectativa é que os modelos sob a plataforma “Neue Klasse” cheguem a partir de 2025. Entretanto, não devem ter mais do que 1000 km de autonomia.
“As baterias de Sexta Geração nos darão 30% mais autonomia que as atuais, mas não vamos superar os 1000 km, apesar de termos capacidade. Não acreditamos que tanto alcance seja necessário”, afirmou Thomas Albrecht, chefe de divisão Efficient Dynamics da BMW.
A Sexta geração de baterias da BMW contará com células cilíndricas fornecidas pelas chinesas CATL e EVE . Irão medir 46 mm de diâmetro e 95 ou 120 mm de altura, dependendo da aplicação.
Além do aumento em 30% na autonomia dos veículos, as novas células irão resultar em baterias entre 10 e 20% mais leves e um custo de produção 50% menor.
A revista britânica Autocar pontua que o novo formato das células irá permitir que as baterias sejam mais finas , o que é importante para a estrutura do veículo.
“A nova geração de baterias vai permitir muito mais flexibilidade. O veículo inteiro se tornará mais adaptável a elas”, afirmou Marie-Therese von Srbik, chefe do departamento de desenvolvimento células de baterias da BMW.
A BMW planeja contar com seis fábricas de baterias no Canadá, China, Europa, México e Estados Unidos.
Fonte: IG CARROS