A Mercedes criou muita expectativa quando anunciou o AMG One , um hipercarro de produção limitada com motorização derivada da Fórmula 1 , e agora, o modelo se tornou o veículo de produção mais rápido no circuito de Nürbugring , na Alemanha .
Sob o comando do piloto Maro Engel , o AMG One percorreu os 20.8 km do circuito em 6:35.183, sendo 8.4 segundos mais rápido que o Mercedes-AMG GT Black Series e 3.65 segundos que o Porsche 911 GT2 RS preparado pela Manthey Racing .
Segundo a Mercedes , o recorde aconteceu no dia 28 de outubro, e a pista estava úmida e suja em alguns pontos, e a equipe da fabricante tinha apenas uma hora para conseguir um tempo oficial , já que o horário de fechamento da pista se aproximava.
“Foi uma experiência inesquecível. Não esperava que uma volta tão boa viria nessas condições de pista. Em algumas partes da pista a condição do asfalto era bem complicada, então foi um desafio especial” afirmou Maro Engel, piloto da Mercedes no DTM e em outras categorias.
O AMG One conta com a mesma motorização do W06 , modelo utilizado na Fórmula 1 em 2015 , entretanto, passou por algumas modificações para ser homologado para o uso nas ruas.
Segundo a Mercedes , o V6 1.6 L gera 566 cv de potência , e com a adição dos motores elétricos , a potência do conjunto passa a ser 1.050 cv .
Na Formula 1 , o motor era capaz de girar até 15.000 rpm, mas no AMG ONE o propulsor será limitado aos 11 mil giros, para proporcionar uma manutenção um puco menos menos complexa .
Mesmo assim, a Mercedes diz que cada motor terá vida útil de apenas 50 mil quilômetros , e após essa marca, deverá retornar à fábrica para ser reformado .
Segundo a fabricante , a velocidade máxima será de 352 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 2.9 segundos, de 0 a 200 km/h em 7 segundo e de 0 a 300 em 15.6.
Na temporada 2015 de Fórmula 1 , esse motor participou de 19 provas da categoria e venceu 16 grandes prêmios , sendo seis com o piloto alemão Nico Rosberg e 10 com o britânico Lewis Hamilton , que terminou a temporada como campeão mundial .
Fonte: IG CARROS