Policiais militares do Batalhão Ambiental prenderam seis homens, por crime de extração de recursos minerais sem autorização, e fecharam um garimpo ilegal, nesta quarta-feira (09.10), em Terra Nova do Norte. Na ação, foram apreendidos maquinários utilizados pelos suspeitos para o crime ambiental.
De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais militares receberam um alerta, emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), sobre uma área com suspeita de degradação, na zona rural de Terra Nova do Norte.
As equipes se deslocaram até a região e constataram que se tratava de uma área de exploração ilegal de minério, próxima a um córrego. No local, foram vistos dois motores estacionários – um deles fazia a captação da água do córrego, enquanto o outro liberava os rejeitos de minérios de volta ao córrego.
Ao entrarem na área, os policiais militares encontraram seis homens trabalhando na degradação da área, com tratores, esteiras e escavadeiras. Foi feito contato com o responsável pelo empreendimento que, ao ser questionado sobre as licenças ambientais, afirmou que o local não possuía documentação para funcionamento do garimpo.
Diante dos fatos, os policiais militares embargaram a obra e deram voz de prisão aos suspeitos encontrados no local. Eles foram encaminhados para a Delegacia da cidade, para registro do boletim de ocorrência e demais providências. O maquinário apreendido foi retirado da área, com apoio da prefeitura de Terra Nova do Norte.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Fonte: PM MT