Emanoele Daiane/ Prefeitura
A quinta edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), aconteceu na manhã deste sábado (12), em frente a Câmara Municipal de Cuiabá e foi um sucesso. Os 35 cães e gatos disponíveis para adoção foram acolhidos pelos seus novos tutores e receberam novos lares.
A costureira Tassiane da Silva adotou um cachorrinho e disse que prefere pegar animais resgatados porque eles necessitam de amor, carinho e cuidado. Ela já escolheu o nome do seu cachorro, que se chama Lesse. “Eu prefiro pegar animais resgatados para poder dar muito amor a eles, porque sofreram nas ruas. Eu tinha uma igual, mas faleceu recentemente e eu e meu marido decidimos adotar outro”, comentou.
A técnica de enfermagem, Luciele Santos Silva, conta que ficou sabendo da feira pelas redes sociais da Prefeitura de Cuiabá. Ela estava acompanhada de seu esposo e ambos decidiram adotar dois animais. “Hoje decidimos pegar dois cachorrinhos. Eles levam alegria às nossas casas e às nossas vidas. Tive um que era muito especial, mas que infelizmente faleceu. E parabenizo a Prefeitura por essa ação”, comentou ela.
A diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), Beatriz Del’Isola lembra que além de realizar o resgate, a Prefeitura de Cuiabá realiza a vacinação completa dos bichinhos e a vermifugação. “Quando o animal chega muito ruim da rua, pegamos ele e levamos para uma clínica para os devidos cuidados e depois ele é levado para o abrigo. A gente espera manter a conscientização da causa e manter o controle do abandono. Essa é quinta-feira e queremos fazer sempre para retirar os bichinhos das ruas e dar um novo lar a eles”, descreveu.
Apoiador da causa animal no Legislativo Municipal, o vereador Sargento Vidal é parceiro da ação. “Esse é o 38º evento de adoção animal que eu participo, e agora, com a Bem-Estar Animal, vou manter essa parceria maravilhosa daqui para frente. Já temos outros animaizinhos na fila para serem adotados, e, inclusive hoje, deixaram aqui em frente à Câmara uma caixa com seis cãezinhos porque sabiam que tinha esse evento. Levamos para o abrigo para passar pelas vacinas e consulta veterinária para entrar para a adoção. Felizmente eu os encontrei”, disse Vidal.
No local foram disponibilizadas fichas para castrações gratuitas de cães e gatos a famílias de baixa renda, aplicação da vacina antirrábica, distribuição de brindes, prêmios e promoção de palestras educativas em prol dos pets.
A campanha é oriunda dos resgates de animais vítimas de maus-tratos, que após receberem todo tratamento médico veterinário recomendado, são concedidos à adoção.