Os portões para a realização do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (13), fecharam às 12h em Mato Grosso. Alguns estudantes que chegaram atrasados conseguiram entrar, mas outros ficaram de fora. As provas começaram às 12h30.
Mais de 50 mil candidatos devem comparecer aos locais de prova, em Mato Grosso. No estado, os portões abriram às 11h.
Durante o fechamento do portão, dois estudantes conseguiram chegar e entraram a tempo. Outros dois candidatos perderam o horário e ficaram de fora.
Em um dos locais de prova, os estudantes se concentraram em frente a uma universidade particular de Cuiabá. Para ajudar a aliviar a tensão, o local disponibilizou uma caixa de som para tocar músicas regionais do estado, como o lambadão.
A estudante Carolina Molina, de 18 anos, não conseguiu passar pelo portão por confundir os horários de início da prova e estava em um evento religioso. Ela contou que é a segunda vez que faz o exame.
“Nesse ano foi só para experiência. Pretendo fazer gastronomia. As informações nos sites nos confundiu, a gente perguntou para várias pessoas e perdemos o horário. Meu forte era só a redação mesmo, mas torcer para a prova de matemática”, disse.
O Enem será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. O resultado da prova é utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a seleção de vagas no ensino superior público e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
No primeiro dia do exame, os candidatos testarão seus conhecimentos nas provas de linguagens. Serão 85 questões relacionadas a Linguagens, Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.
A prova escrita deve ser feita no gênero dissertativo-argumentativo. Os candidatos deverão tecer um raciocínio a respeito do tema que contenha introdução, desenvolvimento e conclusão apresentando uma proposta de resolução para a questão levantada pelo tema.
Como usar a nota
As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições federais de Ensino Superior por meio do Sisu e em instituições privadas pelo ProUni. Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Também é possível pleitear financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Veja vídeos: