Nesta quarta-feira (16), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante seu discursou na COP27, em Sharm El Sheik, no Egito, que “o Brasil está de volta ao mundo”. Recebido por uma platéia eufórica que gritava “Olê, olê, olê, ola… Lula… Lula” , o petista criticou o isolamento promovido pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), além de declarar que irá pedir para que a COP de 2025 seja realizada na Amazônia.
“O Brasil está de volta ao mundo. O Brasil está saindo do casulo a que ele foi submetido durante os últimos 4 anos”, afirmou Lula.
“O Brasil não pode ficar isolado como ficamos nos últimos 4 anos. O Brasil não viajava para nenhum país e nenhum país viajava para o Brasil. Era como se nós tivéssemos sofrendo um bloqueio”, declarou.
Segundo Lula, o bloqueio seria “contra a antidemocracia” e “o negacionismo” promovidos pelo atual mandatário do país. “Um bloqueio contra um governo que não tinha nenhum motivo, nenhuma razão, nenhum esforço para conversar com o mundo”, completou.
O presidente eleito participou do painel “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”. No local, o governador Helder Barbalho (MDB-PA) leu uma carta dos governadores pela Amazônia.
Veja o momento em que Lula é recebido aos gritos no evento:
Fonte: IG Política