Um novo foco da praga Moniliophthora roreri, causadora da doença conhecida como Monilíase do Cacaueiro, foi detectado no município de Tabatinga, no estado do Amazonas, na região da tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru. Dessa vez, o caso foi detectado em comunidades rurais ribeirinhas.
A suspeita da ocorrência da praga foi verificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), e confirmada por meio de análise laboratorial realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia (LFDA/GO).
Com a conformação do foco, o Mapa deverá adotar as medidas de contenção e controle, em conjunto com as demais instituições oficiais de Sanidade Vegetal e de pesquisa envolvidas, a fim de evitar a disseminação da praga em áreas de cultivo de cacau e cupuaçu em outras regiões.
A doença, que atinge a semente das plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), causando perdas na produção, não apresenta riscos à saúde humana.
Devido ao seu potencial de danos às culturas que atinge, é de fundamental importância a notificação imediata de quaisquer suspeitas de ocorrência da praga às autoridades fitossanitárias locais.
Fonte: AgroPlus