Um Grupo de Trabalho (GT) da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra Mulheres de Várzea Grande se reuniu para dialogar sobre o projeto-piloto “Empodera”, na segunda-feira (21), na Secretaria Municipal de Assistência Social. Lançada este ano, a iniciativa visa fomentar a efetivação de Políticas Públicas de Geração de Emprego e Renda de maneira a proporcionar condições para que as mulheres em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente, desenvolvam autonomia financeira. A ideia é que o projeto auxilie também outras mulheres residentes no município.
Participaram da reunião o titular da 6ª Promotoria de Justiça Criminal de Várzea Grande, Marcelo Lucindo Araújo, as assistentes sociais do Núcleo de Serviço Social das Promotorias de Justiça de Várzea Grande, a secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, e servidores do Programa Qualifica+VG. A equipe discutiu o trabalho realizado em 2022 e os pontos a serem melhorados no próximo ano.
Balanço das atividades – As reuniões da Rede de Enfrentamento ocorreram periodicamente no decorrer de todo o ano. O último encontro com todos os integrantes ocorrerá no dia 1º de dezembro de 2022, durante o qual será realizada a Oficina de Monitoramento e Avaliação das atividades anuais.
Além do projeto-piloto “Empodera”, foram desenvolvidos o Serviço de Reflexão Para Homens, em parceria com o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), e a Patrulha Maria da Penha, em parceria com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande (Secretaria Municipal de Defesa Social) e Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.
A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra Mulheres de Várzea Grande também atuou na elaboração e pactuação de Protocolos e Fluxos de Atendimento dos serviços Patrulha Maria da Penha, Delegacia, Serviço de Reflexão Para Homens, Casa-Abrigo, bem como na padronização de comunicação à autoridade policial a ser realizada por profissionais de saúde.
Fonte: MP MT