O Salão de Milão ( EICMA ) é o principal evento do mundo duas rodas, e foi o local escolhido pela Aston Martin e Brough Superior para mostrar ao mundo a mais nova criação das empresas, a AMB 001 Pro , limitada a apenas 88 unidades .
A motocicleta conta com um motor bicilíndrico fabricado em alumínio de 997 cm³ que gera 228 cavalos de potência e tem o desenho inspirado no Aston Martin Valkyrie AMR , hipercarro da marca britânica feito para uso exclusivamente em pista.
Essa é a segunda colaboração entre Aston Martin e Brough Superior , a primeira também foi revelada no EICMA , mas na edição de 2019 , quando apresentaram a AMB 001 , mas esse modelo era de utilização exclusiva em pista .
Dona de um desenho ousado , a motocicleta conta com spoiler dianteiro e asas laterais para aumentar a pressão aerodinâmica na dianteira da moto. A AMB 001 Pro terá apenas uma opção de cor, o verde-jade tradicional da Aston Martin , que irá contrastar com detalhes em branco acetinado no acabamento e o preto Crakote do motor, e também tem elementos em fibra de carbono pela carenagem da motocicleta.
A motocicleta será fabricada em Toulouse , na França , e as primeiras encomendas já chegaram à Brough Superior . A moto poderá vir ao Brasil caso algum cliente faça um pedido, de acordo com a UK Motors , representante oficial da Aston Martin no país.
Ficha técnica – AMB 001 Pro
Motor: 997 cm³, V2, quatro tempos com quatro válvulas por cilindro e acionamento composto por corrente/engrenagem
Potência: 228 cv
Câmbio: tipo cassete de 6 velocidades
Embreagem multidisco em banho de óleo com acionamento hidráulico, embreagem deslizante APTC
Quadro de alumínio CNC com motor estrutural e carenagem de fibra de carbono
Suspensão dianteira: garfo de alumínio usinado CNC, amortecedor ajustável de pré-carga e retorno com curso de 124 mm
Suspensão traseira: braço oscilante em alumínio usinado CNC pivotante no cárter do motor, com amortecedor ajustável para pré-carga e amortecimento de retorno com curso de 124mm
Freio dianteiro: dois discos de aço inoxidável de 320 mm, cada um com pinças radiais de quatro pistões
Freio traseiro: disco de aço inoxidável de 230 mm com pinça de dois pistões
Roda dianteira ultraleve de fibra de carbono de 10 raios, roda traseira de disco de fibra de carbono
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17 58W, 3,50 polegadas
Pneu traseiro: 200/55 ZR17 78W, 6,25 polegadas
Peso: 175 kg a seco
Fonte: IG CARROS