

Parceiro em mais esta ação, o projeto distribuiu 500 mudas de espécies nativas e frutíferas no sábado (26 de novembro) com a proposta de levar mais verde às casas e ruas de Cuiabá. Foram distribuídas mudas de ipê branco, ipê roxo, pata de vaca, amora, caju, pitanga, jabuticaba, mamão e maracujá.

Edinei Almeida Ferreira estava com a esposa e garantiu mudas de pata de vaca para plantar em casa. Ele aprova a iniciativa do projeto e quando viu o estande com a distribuição de mudas, não pensou duas vezes. “Vou plantar em casa. Cuiabá está muito quente e a árvore ajudar a deixar o local mais fresco”, disse.
Ao longo deste ano o projeto realizou diversas ações em Cuiabá, com parcerias para espalhar o verde pela cidade. É o que conta a engenheira florestal do Verde Novo, Rosiani Carnaíba.
“Iniciamos o ano com distribuições de mudas em vários bairros em Cuiabá, fizemos diversas ações de plantio e muitas ações em escolas que nos procuraram para fazer palestras de educação ambiental e arborização urbana para incentivar os alunos a fazer o plantio das mudas dentro das escolas e em outros locais também. Vamos dar continuidade a essas iniciativas até o fim do ano. E hoje participamos do último Multiação deste ano com a distribuição de mudas para a população.”
O diretor do Instituto Ação Verde, Álvaro Leite, parceiro do projeto afirmou que as ações têm sido positivas ao longo deste ano. “O replantio [de árvores] na nossa Capital é muito importante, não só em termos de produzir sombra, mas principalmente a educação e cuidar daquilo que vai nos ajudar futuramente. Esse último Multiação coincide com o período de chuvas e nos traz a certeza que muitas dessas mudas que estamos distribuindo certamente se tornarão árvores. É um prazer participar de iniciativas iguais a essa”, afirma.

Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: Foto horizontal colorida. Caixotes de madeira com as mudas enfileiradas. Uma placa em formato de balão, com fundo verde e o texto: Vem que aqui tem distribuição. Abaixo, o logo do Verde Novo.
Segunda imagem: Foto horizontal colorida. Thais e as duas filhas seguram as mudas de plantas e posam sorridentes para a foto.
Terceira imagem: Foto horizontal colorida. Edinei abraçado com a esposa. Ambos seguram as mudas de pata de vaca e sorriem para a foto
Dani Cunha (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT