O projeto Cultura em Movimento, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Diamantino, levou, nesta quarta-feira (30.11), mais de 40 crianças carentes pela primeira vez à Arena Pantanal e e ao cinema, em Cuiabá-MT. Em clima de Copa do Mundo, os pequenos aproveitaram o dia com a visita ao estádio, curtiram o cinema no Shopping Estação, foram cativados pelas fascinantes decorações natalinas e abraçaram o Papai Noel. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Secretaria Municipal de Esporte e Turismo.
Daniel Gonçalves, de 12 anos, inscrito em projetos sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), não segurou a emoção de viver um dia que ficará marcado na sua memória e no coração. “O cinema, eu nunca pensei que fosse tão grande e com aquela tela e o estádio eu pude sentir uma coisa que nunca senti na minha vida, foi a melhor coisa que já senti: a emoção do futebol”, descreveu.
O secretário de Cultura e Turismo Caique Loureiro acompanhou todo o percurso e afirmou que a expectativa foi superada. Frisou ainda sobre os impactos que as atividades proporcionam às crianças, apostando na Cultura e no Esporte como ferramentas de transformação.
” A reação das crianças, a espontaneidade tanto na Arena Pantanal, quanto no shopping, vendo a decoração de Natal. Era o que a gente esperava: proporcionar uma experiência completa que é sair de casa, abrir novos horizontes, ver novas possibilidades, através da cultura, do esporte, que são as ferramentas mais eficientes para combater “, declarou o gestor.
Marciline Santos Lemos, coordenadora de projetos sociais do CRAS, avaliou os efeitos da ação e como ela agrega para reforçar os trabalhos de inclusão social desenvolvidoss na unidade que atende, atualmente, mais de 400 crianças e adolescentes.
“Esse trabalho é muito importante porque traz as crianças carentes para um lugar que eles nunca conheceram e através desse projeto conseguimos trazê-los. É muito gratificante ver essa alegria deles, saber que a gente está proporcionando essa felicidade a eles”, comentou.
A professora Thereze Silva, uma das organizadoras do roteiro, ressaltou que o projeto vai além de um passeio, mas cumpre a função de educar, socializar e produzir conhecimentos que ultrapassam os limites de uma rotina escolar normal.
“A criança constrói o conhecimento de forma lúdica, as crianças tiveram uma experiência completamente diferente de tudo o que elas vivem no dia a dia delas. Primeiro porque aprenderam durante todo o passeio, conceitos importantíssimos que vão para a vida delas. É o que nós chamamos de aprendizagem humanizada e a pedagogia do amor muito bem realizada”, finalizou.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT