Na semana passada, quando fomos conhecer a nova Honda CB 300F Twister , mais duas novidades foram mostradas, a versão comemorativa de 30 anos da superesportiva CBR 1000RR-R Fireblade SP , que tem aperfeiçoamentos em sua versão para 2023, e a CRF 1100L AfricaTwin DCT , que será produzida em Manaus, da mesma forma que a versão com câmbio convencional, que já era feita lá.
A Fireblade chega na versão para 2023 com algumas pequenas inovações, como um leve aperfeiçoamento no sistema de admissão e escape, que, de acordo com o fabricante, melhorou a resposta de aceleração em saídas de curvas, e um novo desenho interno da caixa do filtro de ar, que permite ao piloto ter maior sensibilidade ao acelerador .
É claro que essas duas alterações só podem ser avaliadas em uma pista , e em uma condução altamente especializada . Houve também um refinamento no sistema de troca rápida de marchas quick-shift , que ficou mais preciso .
Em 46 anos de jornalismo especializado em motocicletas, posso dizer que o modelo que mais me impressionou pelo desempenho e pela agressividade com que a potência era despejada no asfalto foi a primeira Honda CBR Fireblade , em 1992.
Não que fosse mais potente ou agressiva que a atual, ou mesmo que qualquer uma de suas sucessoras, mas o salto de desempenho daquela motocicleta em relação a todas as outras concorrentes produzidas em série até então fabricadas era realmente impressionante. E nem era “mil”, aquela Honda CBR 900RR tinha cilindrada exata de 893 cm3 e apenas 124 cv de potência . A atual tem 217 cv de potência .
Isso aconteceu em 1992, ou seja, exatamente 30 anos atrás, e justamente essa superesportiva é que a Honda está homenageando agora, com um grafismo que remete àquela primeira Fireblade 900 .
Essa versão comemorativa já está disponível e as motocicletas serão numeradas, apesar de não terem produção limitada . O número de cada motocicleta está estampado na mesa superior da suspensão dianteira. A versão “normal”, de cor vermelha, chegará só no próximo ano. Todas as novas Honda CBR 1000RR-R virão na versão SP .
Já a Honda CRF 1100L AfricaTwin passa a ser produzida em Manaus também com o câmbio automatizado DCT . Até agora apenas o Japão produzia essa transmissão e o Brasil é o primeiro país a produzí-lo fora da matriz.
A Honda AfricaTwin 2023 tem novos grafismos, alguns detalhes de carenagem alterados e um novo para-brisa 11 cm mais baixo , mantendo as cinco posições de ajuste.
Fonte: IG CARROS