O ano de 2022 foi marcado por projetos inovadores e apresentações emocionantes, as ações desenvolvidas nas escolas municipais através da metodologia do Programa A União Faz a Vida foram finalizadas. A cerimônia de encerramento das atividades do ano foi realizada na tarde da última quarta-feira (30.11), na ACID – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Diamantino e contou com a exposição dos resultados obtidos ao longo do ano. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Diamantino, por meio da secretaria de Educação e do Sicredi Ouro Verde.
O programa foi trabalhado com aproximadamente 2500 alunos das 14 escolas da rede municipal, ao todo foram desenvolvidos 110 projetos com os temas na área de cooperação, cidadania, sustentabilidade e valorização da história. Neste ano de 2022 a iniciativa completa 3 anos de funcionamento.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito, Dr. Manoel Loureiro; a secretária municipal de educação, Rose Carris; o gerente da agência Sicredi Novo Diamantino, Edson Barth; a gerente da agência Sicredi Diamantino, Bárbara Raimundo; o presidente da Câmara Municipal, Ranielli Lima; o vereador Arnildo Neto; representando o Comitê Mulher do Sicredi, Adriana Maretti; além de servidoras da educação e colaboradores das agências.
A cerimônia ainda contou as boas vindas das abelhinhas, Maria Luisa Alves e Heloisa Macedo de 6 anos; e com a apresentação de Siriri das turmas do 2º ano vespertino da escola João Batista de Almeida.
Dr. Manoel ressaltou o papel do poder público municipal na valorização das crianças e agradeceu a parceria com o Sicredi Ouro Verde.
“A palavra ao Sicredi é de gratidão. Gratidão por investir em nossos menores através desse projeto educacional e cultural, que desenvolve habilidades e incentiva novos talentos. O programa vê a criança como um todo, no meio escolar, em casa e na comunidade. Nós, enquanto poder público, vamos contemplar e abraçar essa causa juntos, agradecendo essa oportunidade que a empresa nos fornece”, expressou o prefeito.
Já Rose Carris destacou a importância dos trabalhos que são fruto de parcerias entre a prefeitura e as empresas do município.
“Agradeço ao trabalho desempenhado pelo Sicredi e por toda equipe da educação, conseguimos atender todas as escolas municipais, são mais de 2500 alunos participando das atividades e cerca de 320 profissionais capacitados. Quando todos se unem por uma boa causa o resultado são incríveis transformações. As famílias diamantinenses podem contar com o nosso compromisso com o desenvolvimento”, pontuou a secretária.
Representando a agência do Novo Diamantino, Edson Barth enfatizou o interesse da instituição em continuar apoiando o município em projetos de desenvolvimento educacional, econômico e sustentável.
“A cooperativa está hoje com o programa em 100% dos municípios que ela está presente, então com certeza estaremos aqui em Diamantino em 2023. Sabemos que o prefeito tem muita vontade de fazer dar certo e agradecemos a prefeitura por estar abraçando as ações com todas as forças, então com certeza iremos continuar trabalhando por nossas crianças e adolescentes”, reforçou.
De acordo com a coordenadora local do programa, Ana Rose Borges, as atividades desenvolvidas neste ano superaram todas as expectativa e desempenharam um papel fundamental na vida dos estudantes
“Ficamos 2020 e 2021 sem estar realizando as atividades presenciais devido a pandemia, então os 110 projetos deste ano foram maravilhosos e muito bem desenvolvidos. Nas formações eles atendem os professores, TDIs, secretários escolares e nossas crianças, essa construção nos auxiliou a trabalhar também com as famílias e comunidade”, declarou.
Letícia Sampaio Xavier, mãe da pequena Lauren Regina de apenas 1 ano e 11 meses, compartilhou como foi a participação da filha no programa.
“Sabemos que crianças não sabem esperar igual aos adultos, mas no momento em que vi a alegria transbordando da minha filha por causa da visita de um simples mascote, que carrega tanto significado e valores positivos, percebi que era um momento único”, falou emocionada.
E completou dizendo, “O programa trabalha os valores da união, do amor e da reflexão sobre a importância de estarmos em conexão com quem amamos. Minha filha colocava o mascote para dormir no travesseiro, queria dar janta, então apesar do trabalho, essa semente da educação foi plantada e com certeza é o melhor para nossas crianças. Parabéns aos envolvidos”.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT