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Com mini saia e sapatilha de balé, Miu Miu é a grife do ano em 2022

Maisa
Reprodução/Instagram

Maisa usou microssaia da Miu Miu durante participação no programa Altas Horas, em maio

A Miu Miu se consagrou como a grife do ano em 2022, segundo a plataforma de pesquisas e compras Lyst, no anuário “The Year in Fashion”. Depois de analisar os dados de mais de 200 milhões de usuários que passaram pelo site ao longo deste ano, a plataforma se deparou com uma alta de 34% nas buscas pela grife italiana em comparação com o ano passado.

A marca de Miuccia Prada ganhou maior destaque depois do lançamento de peças icônicas e virais, como a sua famosa microssaia, que foi revelada durante a Semana de Moda de Paris ainda em outubro de 2021. O item rapidamente se tornou queridinho de it girls  e fashionistas no mundo todo, como Hailey Bieber e Maisa Silva.

As sapatilhas de balé com salto alto também fizeram história e foram parar nos pés da atriz Sydney Sweeney, de “Euphoria”, da cantora Rosalía e da modelo Bella Hadid.

A Lyst atribuiu o sucesso da Miu Miu a uma releitura do indie e balletcore , que bombaram em 2016, mas retornou mais atraente para a Geração Z.

Além de trazer de volta a moda masculina no outono/inverno de 2022, a grife também alcançou impressionantes 23 milhões de views no TikTok até o momento com a sua coleção de primavera/verão 2023.

Logo do ano

Depois de se reposicionar como marca de luxo e fazer o seu primeiro desfile com Glenn Martens à frente da direção criativa, a Diesel voltou a atrair celebridades adeptas dos seus jeans sustentáveis e acessórios cobiçados, como a sua famosa “saia cinto”. Neste ano, a marca italiana apareceu em corpos como os de Kylie Jenner, Dua Lipa, Rihanna e Julia Fox.

Em abril, a Diesel foi eleita pela primeira vez uma das marcas mais “sensuais” do ano, integrando o TOP 15 de ranking feito pela Lyst.

Dois meses depois, a sua bolsa 1DR se tornou o item mais desejado no mundo da moda, com um aumento de 248% nas buscas na plataforma.

Tendência do ano

Justamente com a volta dos anos 2000 e a ansiedade pelo lançamento do live action da Barbie, a tendência de 2022 só podia ser o Barbiecore. Quem aí também ficou obssecada pelo rosa pink e pelo universo da boneca neste ano?

Em junho, depois do vazamento de fotos da atriz Margot Robbie caracterizada como Barbie para o novo filme, as pesquisas de itens cor-de-rosa subiram 416% na Lyst.

Mas o sucesso do Barbiecore também se deu graças à grife Valentino. Depois do desfile de outono-inverno 2023 da marca, em que o rosa dominou as passarelas, a procura pela cor saltou 152% — e alcançou 76,9 milhões de visualizações no TikTok.

Bolsa do ano


O retorno do Y2K fez outra vítima: a Prada Re-Nylon Re-Edition. A bolsa mais famosa do ano fez sucesso nos looks de Dua Lipa, Kendall Jenner e Bella Hadid.

O interesse pela peça de tecido sintético teve um crescimento de 131% apenas no verão norte-americano (entre junho e setembro) e alcançou mais de 4,2 milhões de visualizações no TikTok.

Fashion influencer do ano

Não é exagero dizer que tudo que a modelo Bella Hadid usa vira tendência. Não à toa, seus looks levaram a um aumento de 1900% nas buscas por peças similares. 

Precursora da volta dos anos 2000, ela fez a procura por corsets  crescer 70% e por calças cargo, 56%, somente nos últimos 12 meses. Além disso, as botas Ugg mini plataforma usadas pela modelo em setembro se esgotaram imediatamente nas lojas — em 24 horas, o aumento na demanda pelo item foi de 152%.

Casal mais fashion


Kourtney Kardashian e Travis Barker são o casal mais estiloso de 2022, segundo a Lyst. O casal oficializou a união neste ano, e para a cerimônia, Kourtney escolheu um vestido de noiva que acompanhava um véu com um bordado da Virgem Maria.

A peça famosa é assinada pela grife Dolce & Gabbana. Depois do feito, as buscas pela marca subiram 114%.

Desfile do ano

Estrelando Kim Kardashian, Dua Lipa, Nicole Kidman, Bella Hadid e Naomi Campbell na passarela, a Balenciaga recebeu o título de “desfile do ano”, com a segunda apresentação de Alta-Costura da estilista Demna Gvasalia à frente da casa.

Com uma estética distópica e futurista, cheia de “all-black” e upcycling,  o desfile fez o interesse na marca subir 525% nas 24 horas que se sucederam.

Tapete vermelho

Apesar de toda a polêmica e de críticas que diziam que ela tinha passado dos limites, Kim Kardashian ganhou o feito de “momento do ano no tapete vermelho” no relatório “The Year in Fashion”.

No Met Gala 2022, a socialite apareceu com o vestido original usado por Marylin Monroe para cantar “Parabéns” para o ex-presidente americano John F. Kennedy, em 1962.

Kim foi duramente criticada, já que a peça, além de caríssima, é extremamente frágil e histórica. Em 2016, ela foi leiloada por US$ 4,8 milhões.

Nas duas semanas que seguiram o evento, as buscas pelo estilista Bob Mackie, responsável pelo vestido, saltaram 456%.

Momento viral


Bella Hadid e Coperni fizeram história na Paris Fashion Week. A grife encerrou seu desfile de primavera/verão 2023 com “chave de ouro” ao exibir a modelo usando um vestido todo feito de spray, criado ali mesmo, ao vivo, na passarela, aos olhos do público.

A técnica de desenvolvimento do tecido pulverizado é do estilista e cientista espanhol Manel Torres. O momento registrou mais de 1 milhão de visualizações no TikTok e fez as buscas pela Coperni subirem 3000% na Lyst.

Momento mais esquisito


Você usaria uma bolsa de pombo? Pois é. Imagens da eterna Carrie Bradshaw na série “And Just Like That…” foram consideradas o “momento mais esquisito e poderoso” do ano no anuário “The Year in Fashion”.

A atriz Sarah Jessica Parker, intérprete de Carrie, apareceu usando a bolsa 3D de pombo da JW Anderson, que fez parte da coleção masculina de outono/inverno 2022 da marca. Pouco tempo depois, o item esgotou na Lyst e hoje faz parte da lista de espera do site. Detalhe: ele custa a bagatela de US$ 890.

O acessório também se tornou o mais visualizado na plataforma e registrou um aumento de 488% nas buscas na primeira semana de outubro.

Momento fashion nas telinhas

Mesmo 25 anos desde a morte da Princesa Diana, o “vestido da vingança” — como ficou conhecida a peça usada por ela após os boatos de traição do então Príncipe Charles terem sido confirmados — continua fazendo sucesso.

Um dia após a Netflix divulgar fotos da atriz Elizabeth Debicki nas gravações da quinta temporada de “The Crown”, as buscas por vestido preto ombro a ombo na Lyst subiram 58%, enquanto a demanda pelo item com decote delicado cresceu 103%.

A cena também rendeu 101,7 milhões de visualizações em vídeos com a tag #revengedress (vestido da vingança, em inglês) no TikTok.

Fonte: IG Mulher

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