Chega dezembro e, com ele, a hora de fazer o balanço do ano: analisar ganhos e perdas, verificar os mais diferentes indicadores e confirmar – ou ajustar – os planos elaborados para os próximos 12 meses. Mas, neste 2022 em especial, para podermos aferir adequadamente a performance do saneamento cuiabano, é importante olharmos um pouco mais atrás. Precisamente, de 2017 para cá.
Honrosamente, faço parte do time da Águas Cuiabá, concessionária responsável pelo abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário doméstico da capital mato-grossense desde 2019. O convite para lançarmos o olhar um pouco atrás vem, justamente, para podermos observar o quanto estes dois serviços essenciais evoluíram desde então. São cinco anos e meio de fortes investimentos, muito trabalho e significativos avanços. E tudo começou com um propósito claro, que reside no DNA do Grupo Iguá: fazer o melhor saneamento para o Brasil!
Entregar serviços essenciais com excelência é possível a partir da combinação de várias forças, dentre as quais capacidade financeira, escolha de projetos sustentáveis customizados a cada região, expertise operacional e, sem dúvida alguma, compromisso com a comunidade. Sim, saneamento de qualidade requer empatia.
O saneamento cuiabano recebeu importantes reconhecimentos este ano, a começar pelo Trata Brasil, ranking mundialmente respeitado. Na edição 2022, Cuiabá alcançou o posto de cidade brasileira com um dos maiores investimentos por habitante em água e esgoto. Também conquistou Troféu Ouro no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), conhecido como o Oscar nacional do setor, na categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental”.
Sabemos que conquistas assim têm como condição fundamental a efetivação de aportes robustos – e Cuiabá já ultrapassou a marca dos R$ 900 milhões destinados à água e esgoto. Mas é importante considerarmos que a base dos avanços não é, necessariamente, financeira – é o propósito. A clareza de objetivos faz com que as organizações busquem estratégias e soluções para performar suas entregas. É este o caminho que trilhamos, desde o início de nossas operações, em 2017. É a clareza de objetivos – aprimorar e expandir os sistemas de saneamento de Cuiabá, melhorando a vida das pessoas e contribuindo com a conservação ambiental – que motiva os 600 colaboradores da concessionária a saírem de suas casas todos os dias para trabalhar no complexo serviço de saneamento básico.
Desafios, temos permanentemente, e nossa tarefa é superá-los, mantendo a qualidade e zelando pelo cumprimento de metas. Instalar redes de coleta de esgoto em áreas já consolidadas, por exemplo, é um deles. E temos conseguido relevantes vitórias: o município saltou de pouco mais de 50% de cobertura de esgoto para atuais 79%. Em 2024, atingiremos o histórico índice de 91%, com R$ 1,2 bilhão, aplicados em abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário. Seguiremos na dianteira do saneamento nacional, cumprindo metas federais quase uma década antes do prazo estabelecido pelo Marco Legal (Lei 14.026/2020).
Mais do que rankings e premiações, genuínas conquistas da população. Quem opta por priorizar o saneamento básico, a exemplo da nossa querida e acolhedora cidade, está escolhendo mais saúde, qualidade de vida e conservação dos recursos naturais. Decisão benéfica ao presente, focada no futuro.