DA ASSESSORIA / BEATRIZ SARTUNINO
[email protected]
O Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, encerra o ano de 2022 com incríveis projetos que se tornaram mais do que case de sucesso: trouxe transformação e mudança na vida de muita gente! O INCA ajudou a despertar o empoderamento e empreendedorismo a centenas de pessoas, trazendo oportunidade de emprego, renda e elevação da autoestima, levou informação e conhecimento e possibilitou a revelação de inúmeros atletas!
E tudo isso foi possível pela confiança e o empenho de profissionais dedicados e parceiros que trouxeram recursos Federais, Estaduais e Municipais, principalmente por meio de emendas impositivas de deputados comprometidos e que tiveram a sensibilidade em promover a organização popular, planejamento participativo, Direitos Humanos, Saúde, Assistência Social e Educação, com ações e atividades de caráter Cultural, Artístico, Ambiental, Turístico, Social, Científico e Esportivo, destinadas a fins de interesse coletivo.
Ou seja, 2022 foi o ano em que o Instituto INCA conquistou todas as premissas da linha de trabalho que atua e desenvolve, visando trazer soluções de problemas sociais e sustentabilidade de diversas comunidades, bairros, cidades e do Estado de Mato Grosso.
Dentre os parlamentares, podemos citar o deputado federal Dr. Leonardo, que trouxe empoderamento, empreendedorismo e renda a mais de 1.200 mulheres de Mato Grosso, com o projeto social “Aprenda e Empreenda: Empoderamento Feminino e Autonomia Econômica da Mulher”, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, além do projeto social “Kung Fu Wushu”, que iniciou com recursos do Ministério da Cidadania, e continuou com os deputados estaduais Wilson Santos e Carlos Avalone, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O Kung Fu revelou dezenas de atletas que participaram e trouxeram medalhas de campeonatos estaduais, brasileiro e internacionais.
Wilson Santos também apostou com emendas parlamentares nos projetos de “Retomada do Turismo de Eventos da Região Metropolitana Cuiabá e Várzea Grande Pós-Covid’, e Retomada do “Antigo Roteiro do Caminho de Santana”, desenvolvidos em rede com a Astur – Associação da Região Turística Metropolitana Cuiabá e Várzea Grande, sendo o primeiro por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDEC e o segundo pela Secel-MT;
A maioria dos projetos desenvolvidos pelo INCA contou com o patrocínio da Secel-MT, com a ajuda de Wilson Santos, como o “Ponto de Cultura Inca”, idealizado pelo INCA; o “Despertar Para o Autismo”, a “14ª Festa do Laço Comprido”, em rede com a Estância Nova Querência e Neco da Bandeirantes, o “Cidadania e Ação – Chácara dos Pinheiros”; a “30ª Festa do Peão Pantaneiro na Agrovila das Palmeiras”, em rede com a Equipe de Rodeios Manoel Teixeira, que contou também com emendas impositivas dos deputados estaduais Professor Allan Kardec e João Batista; e o “Quintal da Domingas”, em rede com o Ponto de Cultura Quintal da Domingas e da Associação Cultural Flor Ribeirinha, também com emendas dos deputados Allan Kardec e João Batista.
O deputado estadual Ulysses Moraes foi outro grande apoiador que ajudou a promover o projeto social e educativo “Gênesis Rap nas Escolas”, idealizado por Jorjão Oliveira, patrocinado pela Secel-MT, em que atingiu mais de 10 mil alunos das redes estadual e municipal de ensino de Cuiabá.
Ulysses contribuiu também para a realização do projeto “Unidos Pelo Esporte”, idealizado como ferramenta de inclusão social, interação e socialização das crianças, jovens e adolescentes, como incentivo para perspectiva de vida melhor e formação de caráter do indivíduo a ser um cidadão atuante e participativo na sociedade, em rede com o Instituto Semente Brasil, patrocinado pela Secel-MT; E apostou no projeto “Dakota”, um curso gratuito de formação de pequenos investidores: Educação Financeira e Introdução ao Mercado Financeiro, também via Secel-MT.
Outra deputada que ajudou a plantar arte, com a confecção de bonecas em telhas, motivação, empreendedorismo, conhecimento, troca de experiências e empoderamento às reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, foi a Janaína Riva, com o projeto social “Telharte – Transformando vidas”, desenvolvido pela artesã Edilainde Domingas.
O deputado estadual Eduardo Botelho vislumbrou o projeto social “Mostra Cultural do Vale do Rio Cuiabá”, com emenda impositiva via Secel-MT, onde proporcionou, no município de Jangada (a 75 km de Cuiabá), a expressão da culinária, da dança, música e do artesanato, com cursos gratuitos, palestra e entrega de certificados, em uma troca de saberes entre professores e alunos da rede pública de ensino!
Outro projeto de destaque foi o “Pedal Além da Visão”, via Secel-MT, com emenda do deputado estadual Lúdio Cabral, que proporcionou bikes duplas e equipamentos apropriados a prática do ciclismo a pessoas com deficiência visual, levando bem estar, saúde e lazer.
Ainda na área do esporte, o deputado estadual Nininho contribuiu para a realização do projeto “Kit Esportivo nas Comunidades de Mato Grosso”, que atendeu 18 municípios de Mato Grosso, com a aquisição de 396 Kits coletivos esportivos para serem utilizados na prática do futebol de salão, futebol de campo e voleibol, em escolas municipais ou associações que desenvolvem essas atividades. Beneficiou mais de 5.600 pessoas, sendo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, principalmente das camadas mais pobres da população, classificados em situação vulnerabilidade social.
E, em contrapartida ao Auxílio Emergencial para OS (Organização Social), recebido durante a Pandemia, por meio da Lei Aldir Blanc, patrocinado pelo Governo Federal, por meio da prefeitura municipal de Cuiabá via Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), o Instituto INCA desenvolveu oficinas gratuitas aos grupos da cultura popular cuiabana. Em especial do Siriri: Flor Serrana, Flor do Campo, Voa Tuiuiú, Coração Tradição Franciscano, Raízes Cuiabana, Flor Ribeirinha e Siriri Elétrico, com a instrução da produtora cultural Fernanda Gandes, que orientou sobre a produção de projetos culturais.
“Esta ainda não é a prestação de contas do Instituto INCA. Estamos apenas saudando o ano de 2022. Em janeiro de 2023 retornaremos na execução de 11 projetos já conveniados, ainda de 2022, com o Governo Federal e Estadual. Em nome de nossa equipe agradecemos pela confiança depositada em nosso trabalho, seguimos gerando emprego e renda no mercado e no segmento do terceiro setor”, destaca Cybele Bussiki, presidente do Instituto INCA.