O muro de uma casa no Bairro da Manga, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, desabou nesse sábado (28), após as chuvas registradas nos últimos dias.
A Guarda Municipal esteve no local para verificar a ocorrência e orientou outros moradores para ficarem atentos com as demais estruturas que já estão com rachaduras e podem desabar.
Segundo a Guarda, a Defesa Civil do município deve verificar os riscos nessa segunda-feira (30).
As chuvas fortes registradas desde a última semana também causaram estragos em Cuiabá. Na última sexta-feira (27), ruas e avenidas ficaram alagadas, inclusive na região central da capital.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o temporal causou queda de árvores na Rua Presidente Prudente, Bairro Coophema, sentido São Gonçalo Beira Rio, na Rua Paranatinga, no Bairro Praeirinho, e na Avenida Arquimedes Pereira Lima.
O ClimaTempo informou que não chovia tanto na capital em 24h desde o ano passado.
O total de 70,2 mm em 24h, entre os dias 26 e 27 de janeiro, foi o mais elevado desde meados de março de 2022, quando choveu 115,2 mm entre os dias 13 e 14 de março.
Os meteorologistas explicam que, além do calor que é típico do verão e da próxima umidade que vem da Amazônia até a região Centro-Oeste, existe um sistema de baixa pressão no interior da região, que está favorecendo a formação de nuvens carregadas sobre Mato Grosso.