DA REDAÇÃO/MAK LUCIA E LEONARDO MAURO/DO LOCAL
[email protected]
Com quase 60% dos votos validos, Janina Riva (MDB) foi a deputada com maior número de votos para reassumir o cargo de deputada estadual em Mato Grosso para a 20ª Legislatura. Durante a solenidade de posse nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, a emedebista disse que essa é a sua última posse como deputada e que está traçando novos caminhos para ela dentro do cenário político mato-grossense.
Segundo a parlamentar, a superlotação na posse mostra o quanto a Casa de Leis, reverteu a rejeição que possuía há anos atrás, com a chegada de novos meios (redes sociais), o que permitiu que a população acompanhe em tempo real os trabalhos realizados pelos deputados.
“Hoje aqui cabem 700 pessoas, mas tem mais de 2 mil pessoas andando nos corredores da Assembleia. Isso demonstra que a gente melhorou muito na qualidade do trabalho, a transparência do trabalho dos deputados e esse relacionamento com o povo, que era algo que a Assembleia buscou por muito tempo. Hoje a Casa de Leis tem uma aprovação de mais de 50%, isso nunca aconteceu, é histórico, graças a essa cobrança direta”, disse.
Sobre fazer parte da Mesa Diretora, Janaina comentou sobre a importância dela como mulher no cargo de 1º vice-presidente e como isso traz visibilidade e representatividade para outras mulheres.
“Além de ter uma mulher na mesa, também é importante dar espaço para o maior partido, que nesse caso é o MDB, com 4 deputados. Agora, é importante essa projeção da mesa, ter o máximo de relacionamento para voos maiores”. Sair da composição da mesa, para ela, seria um retrocesso. “Não só para mim, mas também para os eleitores”, disse Janaina.
Look All Black
Não foi só o fato de ser a única mulher a assumir uma cadeira que chamou a atenção e olhares para a deputada nesta quarta-feira. A roupa escolhida por Janaina também rendeu vários comentários.
Com um terno preto e gravata da Prada, a parlamentar passou uma mensagem de poder, sobriedade e vanguarda.